O Anfiteatro das Sessões Solenes, na Universidade da Beira Interior, voltou a acolher o Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior, que entre os dias 4 e 13 de novembro, recebeu 10 espetáculos oriundos de várias universidades portuguesas e espanholas. Aos grupos universitários juntaram-se ainda os espetáculos das companhias profissionais ASTA, da Covilhã, e Alma d’Arame, de Montemor-o-Novo.
A próxima edição, a acontecer, será de 17 a 27 de março, voltando o Ciclo de Teatro Universitário ao seu calendário de sempre. No entanto, o festival de teatro universitário mais antigo, que se realiza em Portugal, ininterruptamente desde 1996, poderá não acontecer em 2022, por não ter palco onde se realizar.
O cair do pano do Ciclo de Teatro, traz consigo os vencedores da presente edição, onde Júri e Público voltaram a coincidir na atribuição das duas distinções ao espetáculo “UNIDAD DE LUGAR”, com dramaturgia e direção de Rafael Ruiz, do Grupo de Teatro e Dança da Universidade de Granada, Espanha.
UNIDAD DE LUGAR desenrola-se num espaço claustrofóbico de uma cela de prisão, onde duas reclusas expõem violentamente os crimes cometidos. Tendo como pano de fundo as tragédias gregas Medeia e Electra, as protagonistas transportam-nos para um universo de uma assustadora e impactante atualidade.
Com o futuro incerto, resta-nos agradecer a todos os que tornaram possível a realização de mais um Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior. Às companhias que mais uma vez se deslocaram até à Covilhã e ao público que esteve presente nos espetáculos.
As atividades do grupo continuam com a preparação do novo espetáculo do TeatrUBI, para já os ensaios decorrem, uma vez mais, em casa emprestada, no Oriental de São Martinho, por o grupo não ter onde ensaiar, estando também incerta a apresentação do espetáculo na Covilhã, que tem estreia prevista para o dia 17 de março de 2022.