Maior certame de Inverno da Beira Interior
Ao final da tarde, desta segunda -feira, a localidade de Cidadelhe acolheu a apresentação oficial da 23ªFeira das Tradições de Pinhel, onde o programa é vasto, mas muito atrativo para todas as idades.
Vão ser três dias de grandes movimentações a todos níveis, com exposições das diversas Freguesias do concelho , que vão trazer os produtos endógenos entre outros , o tema deste ano é a música e os instrumentos.
Ainda os diversos expositores de empresas, que nos últimos anos têm vindo a aderir de forma mais ativa e aqui procuram apresentar os seus melhores produtos entre outras coisas, no sentido de abrir os seus horizontes de mercado.
Mais de 50 mil visitantes são esperados entre portugueses e espanhóis, entre outros.Esta foi uma apresentação, onde se deu a conhecer a localidade de Cidadelhe, recriadas as tradições e costumes, onde a música esteve sempre presente na animação do acordeão, das cordas diversas, concertinas e grupo de música tradicional.
Rui Ventura , Presidente do Município de Pinhel, realçou que deve ser dada mais atenção à Porta Sul do Vale do Côa que nesta localidade existe. Sobre o certame, referiu que são 18 freguesias em exposição, vai haver uma grande promoção à gastronomia, a cada ano que passa o número de inscrições para expositores aumenta e isso exige um critério de seleção.
O cartaz este ano é diversificado do agrado de todas as idades, com muita animação musical que tem início a 9 e termina a 11 de fevereiro, onde o Carnaval das Escolas é o arranque do certame, onde as crianças assimilaram, bem o tema deste certame e trajando a rigor desfilam pelas ruas da cidade.
Vão ser dias em que Pinhel vai registar enchentes, para visitar uma das feiras mais concorridas da Beira Interior.
Por:António Pacheco