Início » centro » Cláudio Massano Serra apresentou candidatura à Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda

Cláudio Massano Serra apresentou candidatura à Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda

Foi assim tornada pública a candidatura à Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda, liderada por Cláudio Massano Serra, atual Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Manteigas, sustentada por uma equipa com sólida experiência associativa, profundo conhecimento da realidade distrital e um compromisso inequívoco com a defesa, capacitação e valorização das Associações Humanitárias de Bombeiros.
A decisão de avançar com esta candidatura resulta de um processo sério, responsável e inteiramente sustentado no diálogo. Antes de ser assumido qualquer passo, foram contactadas todas as Associações Humanitárias e Comandos dos Corpos de Bombeiros do Distrito da Guarda, sem exceção, auscultando dirigentes e comandos, recolhendo preocupações, expectativas e contributos. Um exercício de proximidade, escuta ativa e responsabilidade que importa sublinhar e valorizar.
Esta candidatura nasce com um objetivo claro: construir uma Federação forte, unida e credível, capaz de representar efetivamente as suas associadas, defender os seus interesses e assumir, sem ambiguidades, uma postura firme junto das entidades públicas. Em particular, no que respeita à exigência do pagamento atempado das verbas devidas às Associações Humanitárias de Bombeiros, garantindo sustentabilidade financeira, respeito institucional e condições adequadas para o cumprimento da missão dos bombeiros.
Assumimos igualmente como prioridade estratégica a valorização do conhecimento, da formação e da qualificação, reforçando a ligação da Federação às instituições de ensino superior, promovendo projetos formativos, reconhecimento de competências e parcerias que contribuam para a modernização, profissionalização e valorização dos bombeiros e das suas estruturas associativas.
A Federação que propomos será também um verdadeiro instrumento de apoio às associações na identificação, organização, divulgação e acompanhamento de oportunidades de financiamento, candidaturas e linhas de apoio, nacionais e comunitárias. Pretendemos assegurar informação clara, atempada e estruturada, permitindo às associações captar, de forma mais simples e eficaz, mais e melhores recursos.
Avançamos com a convicção de que o Distrito da Guarda necessita de uma Federação mais próxima das associadas, mais exigente na defesa dos seus direitos e mais presente na coordenação, no apoio técnico e na valorização dos bombeiros. Uma Federação que atue com verdade, transparência e frontalidade, princípios que sempre pautaram o nosso percurso associativo.
Esta é uma candidatura agregadora, aberta ao contributo de todos, que não nasce para dividir, mas para unir, fortalecer e projetar o futuro dos Bombeiros do Distrito da Guarda. Uma candidatura preparada, determinada e orientada por valores claros de integridade, responsabilidade e serviço público.
É neste espírito que nos apresentamos a sufrágio, com o lema que sintetiza a nossa forma de estar e de agir:
Servir com Verdade. Liderar com Proximidade.

Publicidade...