Início » Ambiente » Coligação “Todos por Fornos” defende um incremento das disponibilidades hídricas no concelho

Coligação “Todos por Fornos” defende um incremento das disponibilidades hídricas no concelho

Em comunicado, Gonçalo Bento, da Coligação Todos por Fornos, Fornos para Todos refere que: O período de seca em Portugal tem vindo a se agravar e este ano o armazenamento de água para irrigação de culturas está a piorar, com cerca de 25% dos reservatórios a apresentarem um défice significativo e sem capacidade para responder às necessidades de irrigação. Em junho, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), 67,9% do território estava em seca severa, 28,4% em seca extrema e 3,7% em seca moderada. O IPMA indica que este é o ano mais seco de que há registos (desde 1931).

Tendo em conta esta situação a coligação “Todos por Fornos, Fornos para todos” apresentou na última assembleia municipal uma moção expondo as suas preocupações e apresentou duas medidas com o intuito de projetar o concelho de Fornos de Algodres de forma ainda mais resiliente à ausência prolongada de precipitação, através da criação de infraestruturas para armazenamento de água e o fortalecimento dos ecossistemas hídricos.

A Coligação “Todos por Fornos, Fornos para Todos” propôs que o município de Fornos de Algodres procure alocar todos os seus esforços de forma a realizar o maior número de requalificações dos reservatórios de água existentes no concelho.

Para além disso, o Mondego no seu percurso pelo concelho, cruza-se com um conjunto de açudes que necessitam de uma reedificação urgente face à sua degradação, tendo em conta a situação vivida no nosso país a coligação afirma ser de tamanha importância a sua requalificação com a avaliação da possibilidade de promover o aumento do seu armazenamento.

Estas medidas de melhoria da resposta dos aproveitamentos hídricos associado às novas condicionantes climáticas foram apresentadas com o objetivo de serem incluídas no orçamento para o ano de 2023

Publicidade...