Nesta terça-feira, o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, recebeu na Estação da Guarda, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, que realizou a viagem de comboio entre Celorico da Beira e a Guarda, o troço da linha ferroviária da Beira Alta, reaberto ao serviço de passageiros no dia 25 de novembro. O governante assegurou que os restantes troços da linha que está encerrada há mais de dois anos irão reabrir no primeiro trimestre do ano. “O nosso compromisso é que no primeiro trimestre do próximo ano a obra está concluída. E é isso que é o nosso compromisso. Daqui a três ou quatro meses estaremos cá outra vez”, sustentou o ministro. O governante reconheceu que falharam os prazos definidos no início da obra e defendeu ser necessário melhorar as previsões.
Miguel Pinto Luz salientou a importância da linha não só pelo serviço de passageiros, mas também por ser o corredor internacional norte que também serve mercadorias.
O ministro revelou ainda que o processo do Porto Seco está a “acelerar ao máximo” depois de ultrapassadas as dificuldades formais que impediam o Porto de Leixões de concorrer aos fundos comunitários. “A indicação que demos ao Porto de Leixões é para acelerar. Para continuarmos a dar competitividade ao Porto de Leixões e ao Norte do país temos de avançar o mais depressa possível”, disse na Estação da Guarda.
fonte:MG