Estão abertas as candidaturas para a décima edição do Concurso de Fotografia ‘Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras’, do Centro de Estudos Ibéricos (CEI), até dia 7 de maio.
A iniciativa teve início há 10 anos, em 2011, com o objetivo de aproveitar o valor estético, documental e pedagógico da fotografia para valorizar territórios com menos visibilidade e de fomentar o diálogo entre territórios, pessoas e instituições pessoas e instituições que se encontram dispersas pelas amplas geografias do planeta.
As imagens a concurso deverão documentar a diversidade de territórios, sociedades e culturas de diferentes continentes, e poderão ser agrupadas nos temas: Património natural, paisagens e biodiversidade; Espaços rurais, agricultura e povoamento; Cidade e processos de urbanização; e Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social.
Recordamos que em 2020 foram submetidos ao Concurso Transversalidades perto de mil portefólios, provenientes de 78 países, num total de 4.505 imagens. Nessa última edição, o fotógrafo espanhol António Pérez foi o grande vencedor com o portfolio intitulado ‘O mar move-nos’, um conjunto singular de fotografias recolhidas no Gana.