Início » centro » Congresso científico internacional “Desporto para Crianças e Jovens”

Congresso científico internacional “Desporto para Crianças e Jovens”

Dois dias na Cidade do Futebol cheios de intervenções interessantes sobre Desporto para Crianças e Jovens, esta sexta e sábado

A Portugal Football School vai organizar o congresso científico internacional “Desporto para Crianças e Jovens”, nos dias 5 e 6 de maio de 2023, sexta-feira e sábado.

VEJA AQUI O SITE OFICIAL DO CONGRESSO https://congresso2023.fpf.pt/

Na sexta-feira, primeiro dia do evento, estão reservadas, logo pela manhã, duas horas e um quarto para Comunicações livres sobre Desporto para Crianças e Jovens (09h/11h15). O Presidente da FPF, Fernando Gomes, fará a sessão de abertura (11h30), antecedendo a preleção de Carlos Neto (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa), em intervenção prevista entre as 11h45 e as 12h15. Os resultados do Projeto piloto “Bola Mágica” serão apresentados entre as 12h15 e 12h30.

A parte da tarde do dia de arranque do evento começará com a palestra de Susana Vale (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto), que falará sobre Escolas Ativas, entre as 14h e as 14h30. Logo a seguir, entre as 14h30 e as 15h, Maria João Lagoa, da Universidade da Maia, falará sobre Famílias Ativas. Rita Cordovil (FMH-UL) falará sobre Comunidades Ativas (15h15-15h45). Jorge Miranda (Fundação SL Benfica) e Alejandro González (Fundación Real Madrid) abordarão os Clubes Ativos, na meia hora seguinte.

O primeiro dia terminará com o desenvolvimento do tema “Da escola ao alto rendimento desportivo”, primeiro com a preleção de Tomás Garcia Calvo (Universidad de Extremadura), entre as 16h45 e as 17h15. Segue-se mesa redonda com Fábio Cecílio (SC Braga), Lourenço França (Federação Ginástica de Portugal), Nuno Silva (ADCR Caxinas) e Rita Ferreira (AC Maia).

O segundo e último dia do evento começará com a intervenção de Filipe Manuel Clemente, da Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, relativo ao tema “Formas jogadas como meio para a indução de estímulos físicos e fisiológicos: dos contextos educativos aos federados” (09h-09h30). Segue-se “Crescimento, maturação e treinabilidade”, com Manuel Coelho e Silva (Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra), meia hora depois.

Entre as 10h30 e as 11h, Jorge Mota (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto) falará sobre “Treino, saúde e aptidão”. Logo a seguir, entre as 11h e as 11h30, Luís Paulo Rodrigues (Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo) abordará o “Treino da competência motora”. A manhã do segundo dia terminará com “Uma escola que valoriza os alunos como elementos ativos no processo de ensino-aprendizagem: Contribuições das Práticas Baseadas em Modelos em Educação Física”, palestra de Rui Marcelino (Universidade da Maia e FPF), entre as 11h45 e as 12h15 e ainda com “Re(pensar) o processo de treino para a criatividade: potencialidades e obstáculos”, por Sara Santos (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), entre 12h15 e 12h45.

À tarde, entre as 14h e as 14h30, Tomás T. Freitas (Universidad Católica de Murcia) falará sobre “A importância do treino da força e da velocidade para o desenvolvimento da agilidade”. Logo a seguir (14h30-15h), Sara Mesquita Silva (FC Porto) abordará “A valorização da dimensão mental no treino de jovens: realidade ou utopia?”. O segundo bloco da tarde de 6 de maio será composto pelo “Treino das habilidades motoras específicas”, com José Guilherme (FADE.UP e FPF), entre as 15h15 e 15h45. Logo a seguir “Treino da tática e da tomada decisão”, com Israel Teoldo (Universidade Federal de Viçosa), entre 15h45 e 16h15.

O Congresso terminará com o tema “Mais praticantes, mais talento e melhor desporto”, que merecerá uma reflexão por parte de José Couceiro, vice-presidente da FPF (16h45-17h05), lançando a mesa redonda composta por Marisa Gomes (FPF); Paulo Sá (Federação de Andebol de Portugal) e Pedro Roque (Comité Olímpico de Portugal). O congresso, intimamente ligado aos objetivos do projeto 2030 recentemente apresentado pela Federação Portuguesa de Futebol, decorrerá na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Para as comunicações livres foram aceites contribuições de todas as áreas científicas que se relacionam com a participação de crianças e jovens em atividades físicas e desportivas.

Publicidade...