Templates by BIGtheme NET
Início » Aguiar da Beira » “Contem comigo” para a Guarda 2027

“Contem comigo” para a Guarda 2027

Recentemente, junto ao semáforo da Avenida Rainha D. Amélia, os automobilistas, que ali passaram, foram convidados a parar para serem abordados pelo Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Monteiro, pelo coordenador geral da candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura, Vítor Amaral, e pelo Presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio.

Objetivo: sensibilizá-los para a importância da candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027, para os reflexos que a sua concretização pode ter para a cidade e torná-los parte integrante do projeto, com a oferta de um autocolante, com as palavras “Contem comigo”, para colocar no vidro traseiro da viatura. Na ocasião, também a agenda da candidatura “Guarda a Capital Europeia da Cultura” e a última edição da Revista Escape Livre Magazine foram oferecidas.

Para Carlos Monteiro estamos «perante uma candidatura envolvente, que integra todas as partes desde as associações às pessoas, e agregadora, por envolver 17 municípios, que procura potenciar a cultura do território e torná-la um fator de desenvolvimento. Estamos a distribuir uma Agenda Cultural que reporta aquilo que cada município está a fazer em termos de produção cultural e artística, uma vez que a cultura que existe neste espaço é facto de desenvolvimento do território».

 Vítor Amaral explicou que «todos os anos a Comissão Europeia escolhe dois países, neste caso Portugal e Letónia, para Capitais da Cultura e as respetivas cidades candidatam-se. Neste caso, e para além da Guarda, candidataram-se Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Oeiras e Viana do Castelo que têm de, até novembro, apresentar o dossier de candidatura. De seguida, um júri internacional fará a sua escolha com a decisão a ser anunciada no início de 2023».

 Para Luís Celínio a ação de hoje justifica-se porque «no âmbito de uma associação como o Escape Livre, onde o automóvel é utilizado para promover um território, os automobilistas devem ser chamados a dar o seu apoio a uma iniciativa como a da candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura».

 Instado pelos jornalistas presentes sobre a atividade do Clube face à pandemia, o presidente do Escape Livre anunciou que «enquanto não podemos voltar às atividades quer de todo terreno, quer desportivas, estamos a preparar novos desafios. E um deles, a apresentar em breve, trata-se das Rotas de Portugal, onde com o Clube Escape Livre, vamos mostrar o menos conhecido e o mais importante de grandes estradas nacionais, marcantes para a Guarda e região, começando pela EN18».

 No decorrer da ação, algumas centenas de condutores receberam a oferta com entusiasmo e o seu veículo automóvel passa agora a mensagem “Contem Comigo!”.

 

Publicidade...