Início » centro » Conversa com Márcio Silva (Técnico do CD Gouveia)

Conversa com Márcio Silva (Técnico do CD Gouveia)

“Continua a ser o desafio atual”

Depois da conquista do Campeonato e da Taça, ao serviço do CD Gouveia, fomos fazer um balanço com o técnico Márcio Silva.
Magazine Serrano-Desde já parabéns pela conquista da dobradinha, que balanço faz desta temporada?
Márcio Silva-Obrigado. Foi uma temporada fantástica. Conseguimos obter o Sucesso esperado e cobrado por todos aqueles que envolvem o nosso trabalho. Foi uma época baseada necessariamente sustentada num Projeto e numa organização que emerge com base na nossa visão estratégica e organização implementada no CD Gouveia. Entregamos resultados e esses jamais serão esquecidos, por toda a valorização do Clube e dos seus ativos. Desta forma, procuramos evoluir em conjunto com um grau de maior exigência, sem esquecer que tudo leva o seu tempo “depressa e bem, há pouco quem”. Continua a ser o desafio atual!

Neste campeonato, uma prova de regularidade, a sua equipa esteve sempre em bom nível, com jogadores de qualidade?
A escolha do plantel incidiu em jogadores jovens com um determinado perfil. O recrutamento foi com base em aspetos psicológicos e competitivos, de modo a que a interação a exercer, tivesse influência direta no desempenho do coletivo. Fomos uma equipa/ família com “sentimento de nós”, onde o contacto regular esteve constantemente presente ao longo de toda a época criando relações fortes e afetivas entre todos. A união sempre foi algo indispensável e definiu-nos enquanto Equipa. Ter jogadores comprometidos, à procura de um sonho e com mentalidade vencedora foi crucial. Ao longo da época fomos uma equipa que manteve o nível competitivo, jogámos com um propósito e com uma ideia de jogo vincada nos nossos princípios.

Quais as equipas no seu entender lhe deram mais trabalho dentro de campo e qual o jogo mais difícil, nesta temporada?
Começo por analisar o momento mais difícil. Disputávamos a 9ª Jornada, quando defrontámos a Guarda FC, que nos impôs a primeira e única derrota no campeonato em nossa casa. Talvez tenha sido um fator e uma parte “boa”, para o nosso despertar. Obvio que ninguém gosta ou quer perder, mas analisando agora a frio vejo desta forma. Foi algo que serviu para nos mostrar o caminho e que serviu como ponto de partida. Foi um momento de grande reflexão e aprendizagem, que nos impulsionou para 21 Jogos sem perder. De acordo com o nosso desempenho, houve outros jogos competitivos com um grau de dificuldade acrescida, com equipas bem organizadas e com os seus valores, mas que felizmente conseguimos superar.

A conquista da Taça e a dobradinha foi ouro sobre azul nos 60 anos deste clube histórico?
O Clube e as pessoas que o rodeiam merecem estas vitórias. Já não conseguíamos conquistar as duas competições desde 2014. Foi a melhor forma para encerrar um ciclo e poder iniciar outro. Treinar o CD Gouveia e conseguir estas conquistas num ano simbólico e representativo, foi maravilhoso. É gratificante ter o nosso nome associado à história de um Clube vencedor e tão representativo a nível nacional.

Antevendo o futuro, tenciona continuar na frente da equipa no Campeonato de Portugal?
O que gostava de ver melhorado?
É um desejo dar continuidade e levar o nome da cidade de Gouveia a todo o país. Gostava que isso fosse importante e valorizado por parte do Município, afim de termos o apoio necessário para podermos competir com igualdade e com condições. O estádio carece de obras urgentes e melhores condições. Merecemos melhores infraestruturas, à utilização das mesmas. A exemplo do que aconteceu este ano, abdicamos de treinar no relvado (Estádio Municipal do Farvão), para podermos facilitar a gestão do mesmo a quem cuida dele diariamente, nesse ponto criou-se uma relação fantástica com os responsáveis pela manutenção. Depois acontecem situações em que percebemos que nem todos os intervenientes do Desporto pensam da mesma forma. Há aqui uma “politica” e visão que podemos mudar e melhorar. Partindo do princípio que a comunicação entre todos é fundamental. Será muito pertinente para o concelho e para a cidade de Gouveia, a união e desportivismo por parte de todos os intervenientes ligados ao desporto em geral. Só assim conseguimos crescer TODOS.

Que mensagem deixa a todos nesta altura festiva?
Como eu costumo dizer, o futebol é de momentos e o que ganhámos já passou. Já desfrutamos. Agora devemos preparar a próxima época com antecedência para que possamos ter sucesso. Deixo aqui uma mensagem e apelo aos Gouveenses para apoiarem o Clube da cidade cada vez mais.

Publicidade...