“Também existe muita qualidade aqui”
Depois do brilharete que esta seleção distrital de sub-15 em futsal rubricou no Torneio Inter- Associações em S. João da Madeira, fomos conversar com o treinador Marco Santos, também ele, um mestre nesta modalidade, nos fez um balanço da participação da seleção guardense.
Magazine Serrano – Que balanço faz desta prova onde a AF Guarda esteve excelente?
Marco Santos – O balanço da nossa prestação é sem dúvida muito positivo a todos os níveis, para além de termos atingido o pleno de 4 vitórias em quatro jogos, saímos de S. João da Madeira com o melhor ataque do Torneio, são números é uma verdade, mas que em muito representam a qualidade dos nossos atletas.
Esta é uma prova onde a nível nacional estavam os melhores jogadores do escalão?
Sim, neste evento organizado pela FPF, participam 264 atletas do escalão de Sub – 15, divididos pelas 22 seleções distritais, onde cada selecionador escolhe os 12 melhores de cada distrito para representar a sua seleção, sendo estes logicamente o futuro do futsal nacional.
Estes jovens serão o futuro da modalidade no distrito e podem mesmo sair daqui alguns jogadores a dar o salto para outros patamares?
Estes 12 foram os escolhidos por mim para representar a AF Guarda neste torneio, 12 de um total de 43 atletas disponíveis, e serão sem dúvida todos e não apenas os 12 que escolhi, o futuro da modalidade no distrito.
Contudo espero sinceramente que, com o passar dos anos este número aumente, pois seria uma mais-valia para o crescimento da modalidade.
Pegando na segunda parte da pergunta, não tenho dúvidas que este torneio pela visibilidade que tem por parte da FPF e dos maiores clubes nacionais, faz com que os miúdos que se destacaram mais tenham ganho alguns pontos para no futuro poderem atingirem outros patamares na modalidade.
Nesta seleção existem 2/3 miúdos com um potencial enorme, que têm capacidade para fazer uma carreira brilhante no futsal e o melhor exemplo disso foi a chamada do Bernardo no ano anterior ao estágio de observação da seleção nacional de sub-15, chamada essa que eu espero que venha acontecer novamente, não só para o Bernardo, mas também para outros que estiveram presentes neste torneio, porque falamos de miúdos com um potencial enorme e com capacidades para atingir um patamar mais elevado no nosso futsal.
Que mensagem nesta hora a clubes, dirigentes, pais, toda a comunidade desportiva?
Todas as partes acima referidas, têm um papel fundamental no crescimento sustentado da modalidade no distrito, aquilo que neste momento muito me orgulha dizer é que, com muitos menos recursos que outros distritos obtivemos excelentes resultados, prova de que,
no interior e mais propriamente no nosso distrito, também existe muita qualidade, e por vezes somos nós que não a sabemos potenciar, porque não tenho qualquer tipo de dúvida que se igualarmos as mesmas condições e volumes de treino dos outros distritos, teremos no futuro mais e melhores possibilidades de competir com eles nas competições nacionais.
Mas o caminho faz – se caminhando e o objetivo no futuro passa claramente por haver uma interação maior entre todos os agentes envolvidos, para cada vez mais aumentarmos o número de praticantes e com isso elevarmos o nome do nosso distrito, no panorama nacional da modalidade.