Templates by BIGtheme NET
Início » Cultura » Dia da Europa comemorado pela Guarda 27 e pelo Município

Dia da Europa comemorado pela Guarda 27 e pelo Município

Vai ser assinalado pelo Município da Guarda e pela Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027 o dia da Europa, no próximo domingo, dia 9 e maio, com uma série de iniciativas na cidade mais alta, a partir das 14h30: Sessão solene onde será apresentada a Comissão de Honra da Candidatura e a assinatura de protocolos e parcerias culturais no Teatro Municipal da Guarda; CIMfonia – Concerto Dia da Europa pela Orquestra Filarmónica Portuguesa na Sé; e a exposição “Olhar sobre o território” na sede da Guarda2027.

A pretexto do Dia da Europa, que se assinala no próximo domingo, dia 9 de maio, a Câmara da Guarda e a Guarda 2027 apresentam a Comissão de Honra da Candidatura, composta por cerca de uma centena de personalidades de vários quadrantes profissionais e geográficos, e encabeçada por Teresa Patrício Gouveia e que inclui o saudoso pensador Eduardo Lourenço, como primeiro subscritor do manifesto de apoio à candidatura.

A sessão, às 14.30h, no grande auditório do TMG, é marcada ainda pela assinatura de protocolos com a rede de “parceiros culturais” da região, aumentando assim o envolvimento, dimensão e diversidade de abordagens da Guarda 2027 no território. Cada um dos parceiros contribui para tornar a Candidatura da Beira Interior ainda mais forte. Todos trazem um conhecimento profundo do terreno, bem como provas dadas na criação de iniciativas que têm vindo a enriquecer o panorama cultural da Beira Interior. Todos cumprem o critério de ligação a entidades estrangeiras, tal como preconizado nas regras definidas pela UE.

E todos têm sido convidados para desenhar projetos para 2027 que possam enriquecer o Dossiê de Candidatura. Com uma Capital Europeia da Cultura na região, estas associações, colectividades e projectos, poderão ganhar ainda mais resiliência e dimensão internacional.

O momento contará ainda com as intervenções do presidente da Câmara da Guarda, Carlos Chaves Monteiro e da presidente da Comissão de Honra da Guarda 2027, Teresa Patrício Gouveia.

A esta sessão solene, que terá transmissão via FB do Município da Guarda, seguir-se-á na Sé da Guarda, a CIMfonia – Concerto do Dia da Europa pela Orquestra Filarmónica Portuguesa. A Guarda 2027, mais do que a corrida a um título, vale pela estruturação orgânica de um querer firme, e genuíno, de que a cultura seja a semente que povoe as nossas terras únicas de novos projetos, novas ações regeneradoras do que somos e do que podemos alcançar. O CIMfonia, em boa hora integrado na programação em rede da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela vai, seguramente, constituir-se como projeto unificador desse desejo comum, de um ‘apelo pelo interior’ como lugar de todas as confluências identitárias de uma região onde todos sentem vontade de viver, trabalhar e prosperar, refere, a propósito do projeto CIMfonia, o presidente da Câmara da Guarda, Carlos Chaves Monteiro. Já o diretor executivo da candidatura, Pedro Gadanho, explica que este projeto é uma iniciativa que vai levar programas musicais inovadores a todos os municípios integrados na Candidatura, sem exceção. Convidando o público a visitar sítios deslumbrantes ao ar livre e não só, destacando o património histórico e natural da região” e que “na parceria das várias instituições envolvidas na organização deste ambicioso programa, a Guarda 2027 mostra o poder da cooperação para imaginar um território mais apelativo e convidativo. Este é o novo apelo do interior”.

Na Guarda, será o primeiro momento do projeto, que se estreia com a Orquestra Filarmónica Portuguesa na majestosa Catedral guardense com um programa de três obras de compositores portugueses: Joly Braga Santos (1924-1988) – Divertimento no 1, op. 32; Luís Tinoco (1969) – From the Depth of Distance e Fernando Lopes-Graça (1906-1994) – Sinfonieta em homenagem a Haydn. A direção é do maestro Osvaldo Ferreira, que assina também a coordenação do projeto CIMfonia, e a solista será a soprano Raquel Camarinha. Está também prevista a transmissão deste concerto, via FB do Município.

No mesmo dia, abre ao público a exposição “Olhar Sobre o Território”, na sede da Candidatura Guarda 2027, situada no Largo do Passo do Biu, na Guarda. A mostra disponibiliza trabalhos com imagens em fotografia e vídeo resultantes de um desafio lançado à comunidade da Beira Interior para mostrar: surpresa e/ou beleza e/ou significado e/ou emoção. As Fotografias são da autoria de Maria Correia, Manuel Ferreira e Rui Campos e o vídeo de Gabriel Ambrósio. “São leituras pessoais e talentosas das paisagens da região, desde a sua dimensão rural e natural até às suas expressões urbanas e humanas. Lembram-nos que estas “paisagens” constituem um dos mais importantes patrimónios a salvaguardar no futuro desenvolvimento de uma região que, com merecido orgulho, se candidata a Capital Europeia da Cultura. Com a sua perspetiva estética precisa, estas recriações contemporâneas de lugares e estórias ancestrais relembram-nos, afinal, do que faz – e deve fazer cada vez mais – o apelo do interior dentro desse território mais vasto que é a Europa”, refere a propósito desta exposição, Pedro Gadanho.

A exposição ficará patente até 30 de setembro.

 

PROGRAMA

 

14h30 | Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda (transmissão via FB do Município)

Rua Batalha Reis

Sessão Solene Comemorativa do Dia da Europa

 

  • Intervenção do Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Alberto Chaves Monteiro
  • Assinatura de Protocolos com Associações e Parceiros Culturais
  • Apresentação da Comissão de Honra da Candidatura “Guarda Capital Europeia da Cultura 2027”, pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Vítor Manuel Santos Amaral
  • Intervenção da Presidente da Comissão de Honra, Teresa Patrício Gouveia

16h30 | Sé da Guarda

CIMfonia | Concerto do Dia da Europa pela Orquestra Filarmónica Portuguesa (transmissão online)

 

Das 15h00 às 18h00

Sede da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura

Largo Passo do Biu

Exposição “Um Olhar sobre o Território”

Publicidade...