Discutir o papel da Inteligência Artificial na educação e a
ansiedade ambiental nos jovens são dois dos “cenários” que vão
estar em discussão da quinta edição do “Dia do Pensamento
Crítico” no Politécnico da Guarda. O impacto da literacia na
utilização de ferramentas digitais, bem como a desinformação,
serão outros dois temas da jornada de dia 13 de março.
Na edição deste ano do “Dia do Pensamento Crítico” os alunos do Instituto
Politécnico da Guarda – IPG vão discutir e encontrar soluções para quatro cenários:
desafios e oportunidades da inteligência artificial na educação; avaliação dos riscos da
ansiedade ambiental a que os jovens estão expostos; o impacto da literacia na utilização
de ferramentas digitais; e a desinformação.
O “Dia do Pensamento Crítico” vai juntar professores, especialistas e alunos de
todas as escolas do IPG. Realiza-se no dia 13 de março, a partir das 8h30, no auditório
da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico da Guarda.
O encontro consiste num concurso de ideias em que, fazendo uso das suas
competências, do pensamento crítico e do trabalho em equipa, os alunos vão ser
chamados a resolver problemas reais, quer em contexto quotidiano, quer em contextos
do mercado de trabalho.
“Os objetivos principais deste dia são consciencializar os participantes para a
importância do pensamento crítico e criativo no mundo atual, assim como fomentar
nos estudantes, de forma sistemática e estruturada, estratégias de apoio e resolução
de problemas reais e na tomada de decisão”, afirma Adriano Costa, um dos docentes
responsáveis pelo projeto no IPG.
No final da iniciativa vai ser encontrado um grupo vencedor para cada um dos
cenários. Serão esses grupos vencedores que irão representar o Politécnico da Guarda
na final nacional, a qual se irá realizar no dia 19 de abril em Lisboa.