O Município de Gouveia irá comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), que se celebra anualmente a 18 de abril. O repto lançado pela Direção Geral do Património Cultural – DGPC e pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – ICOMOS Portugal, este ano, para celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, trata do “Património e Clima” e “pretende perspetivar as grandes causas da sustentabilidade e da economia circular do ponto de vista do Património Cultural”.
Assim, o Setor de Cultura do Município de Gouveia planificou uma atividade de visitação, de caráter gratuito, que inclui todos os espaços culturais do centro da cidade, num reconhecimento da ligação do centro da cidade de Gouveia à gestão e uso tradicional da água, visível nos fontanários, levadas, mini-hídricas e outros patrimónios associados à água.
O percurso, com início no Posto de Turismo de Gouveia, em dois horários (10h00 e 15h00), contempla, além do património em espaço público, uma visita à Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, que convidará os participantes a ouvirem um excerto da Alegria Breve, referente ao inverno rigoroso serrano, que o autor descreve na obra.
Poderá percorrer o Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, cujas obras selecionadas levar-nos-ão em busca de questões climáticas, que algumas das peças em exposição permanente tão bem expressam.
No Museu da Miniatura Automóvel destacam-se miniaturas de várias épocas: começando nos carros a vapor, passando pelos carros a combustão, terminando a proposta com carros elétricos. Será ainda exposto um veículo elétrico em frente aos Paços do Concelho.
Desta forma, o Município convida a comunidade a celebrar este dia e a conhecer de forma mais aprofundada o clima nos patrimónios do centro da cidade de Gouveia.
Todos os interessados em participar nesta iniciativa promovida pelo Município deverão formalizar a inscrição até ao dia 16 de abril (sábado): no Posto de Turismo de Gouveia; ou através dos contactos: 962 033 099, 238 083 930; ou pelo e-mail turismo@cm-gouveia.pt. Nota ainda para o número de inscrições, que será limitado a 20 pessoas por visita (20 pessoas às 10h00 e 20 pessoas às 15h00).
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), em 1982, e aprovado pela UNESCO, visando sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização.