Templates by BIGtheme NET
Início » Cultura » Dia Municipal da Igualdade com os jovens

Dia Municipal da Igualdade com os jovens

AÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DECORREU ONTEM DE MANHÃ
JUNTO DE MEIA CENTENA DE ALUNOS DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

A Câmara MuDia Municipal da Igualdadenicipal de Mangualde assinalou esta segunda -feira( 26 de outubro) pela manhã as comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, junto de meia centena de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. O momento contou com a presença da Vereadora da Ação Social da autarquia mangualdense, Maria José Coelho. A ação, que decorreu na Escola Gomes Eanes de Azurara, consistiu na sensibilização das turmas 2º D e 3º D para a questão da igualdade de género e foi dinamizada pela Drª Elisabete Nunes de Sousa da ACCIG.

                                                “TEMOS HOJE A CERTEZA QUE ESTA TEMÁTICA
                                        TEM QUE COMEÇAR NESTA FAIXA ETÁRIA” – Maria José Coelho
“Hoje o dia da Igualdade teve um significado diferente em parceria com a ACCIG que está novamente a desenvolver ações com o Município” sublinhou a vereadora no arranque da sessão. Não foram abordadas as temáticas que estão normalmente associadas a estes temas, como as diversas formas de violência (doméstica, conjugal, contra os idosos, no namoro, o bullying, etc.). O objetivo foi detetar como as crianças, de 7 e 8 anos, reagem à temática Igualdade de Género. “Foi uma sessão surpreendente, de abordagem simples e lúdica, que resultou e surpreendeu pela positiva. A brincar, afinal, também se aprende. Os objetivos foram conseguidos. Temos hoje a certeza que esta temática tem que começar nesta faixa etária ou mais cedo, ainda no pré-escolar. Ensinar que a igualdade ou as desigualdades de que falamos não são físicas oDia da Igualdade 1u biológicas, mas sim a desconstrução de estereótipos, o uso de uma linguagem inclusiva, o respeito, a interajuda, a amizade, são fundamentais em grupo ou na família”, referiu ainda Maria José Coelho.

O Dia Municipal para a Igualdade, que se assinala a 24 de outubro, nasceu no âmbito da Campanha Igualdade é Desenvolvimento, promovida pela Animar desde 2010, data a partir da qual tem vindo a ser celebrado por organizações da Animar e suas parceiras, contando já com o envolvimento de mais de um milhar de pessoas, uma centena de organizações e cerca de trinta municípios. Com esta iniciativa pretende-se mobilizar e sensibilizar a sociedade portuguesa para a importância da Igualdade de Oportunidades, com enfoque no género, enquanto efetivas violações dos mais elementares Direitos Humanos.

Por:Mun.Mangualde

Publicidade...



 

Enviar Comentário