Templates by BIGtheme NET
Início » Cultura » Dia Municipal para a Igualdade Assinalado em Penalva do Castelo

Dia Municipal para a Igualdade Assinalado em Penalva do Castelo

O Municpensípio de Penalva do Castelo, enquanto entidade local, reconheceu deter condições únicas para intervir em casos de desigualdade social e promover a igualdade como condição de uma sociedade mais justa, cívica e democrática. Nesse sentido, desde o ano de 2011 que abraça o projeto “A igualdade faz o meu género”, através da implementação do Plano Municipal para a Igualdade, que valoriza a transversalidade de competências e multidisciplinaridade, num trabalho de efetiva parceria com os principais agentes e responsáveis locais.
O desenvolvimento e implementação deste projeto longitudinal visa a concretização de diversos objetivos, entre os quais há a destacar a promoção de mudanças de comportamentos e desenvolvimento de competências de cooperação entre sexos; a sensibilização para o direito à igualdade de tratamento, independentemente do sexo, religião ou crença, deficiência, idade ou orientação sexual e a promoção de uma sociedade mais justa e mais coesa, procurando eliminar estereótipos, preconceitos, atos violentos, com vista ao estabelecimento de relações positivas entre os membros da sociedade.
Na sequência da implementação destas medidas, o Município de Penalva do Castelo vai assinalar, no dia 24 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade através da realização de duas iniciativas. Uma delas prende-se com uma campanha de sensibilização, para a qual foram elaborados sete cartazes, em que todos eles tentam transmitir estereótipos e situações de desigualdade contra as quais é necessário lutar. A outra iniciativa tem a ver com o projeto “Sábados na Biblioteca”, numa atividade conjunta entre a Biblioteca Municipal e a Câmara Municipal, dirigida a crianças dos 4 aos 13 anos, e que foi projetada para sensibilizar para a importância da igualdade entre pares e de género e para as consequências negativas da discriminação e dos estereótipos. Esta é uma atividade dinâmica e participativa, com uma duração de 2 horas, constituída pelo conto “O Tiago é muito alto” e por uma ação de sensibilização para os direitos e deveres iguais entre géneros e a importância da igualdade de acesso às mesmas oportunidades para a definição do projeto de vida individual.
A primeira de muitas atividades destinadas a crianças em idade escolar, para que se caminhe, desde idade precoce, para um concelho mais igual e com menos disparidades sociais.

Por:Mun.Penalva Castelo

Publicidade...



 

Enviar Comentário