Início » Ambiente » Dia Nacional dos Moinhos em Nelas 12ªedição

Dia Nacional dos Moinhos em Nelas 12ªedição

Nesta 12a Edição, o Município de Nelas preparou um conjunto diversificado de iniciativas para as Comemorações do Dia Nacional dos Moinhos. Entre os dias 7 e 11 de abril vão decorrer várias ações que pretendem valorizar e divulgar o Património Molinológico do concelho de Nelas junto dos visitantes e comunidade local, escolar e sénior.

Evento do Dia Nacional dos Moinhos adiado para dia 14 de abril

Em virtude das condições climatéricas adversas previstas para este fim de semana e por questões de segurança (relacionadas com a passagem por locais por vezes de difícil acesso) vai ser necessário adiar o evento(“Do Grão ao Pão – Passeio Interpretado aos Moinhos do Rio Castelo) do dia nacional dos Moinhos deste domingo 7 de abril para o próximo dia 14 de abril (domingo).

O Dia Nacional dos Moinhos invoca um passado não muito longínquo em que a profissão de moleiroteve um papel importante na sobrevivência de diversas comunidades rurais. Além das visitas a moinhos, alguns em funcionamento e outros já em ruinas, vão ser realizadas ações didáticas e de sensibilização junto dos Agrupamentos de Escolas. Paralelamente, pretende-se iniciar um conjunto de recolhas de tradições e do “saber fazer” sobre o tema, quer junto da Universidade Sénior como da comunidade local. Ainda nesta edição, serão iniciados os trabalhos de inventariação do “Projeto de Estudo e Salvaguarda da Molinologia de Nelas (PESMN)”.

A cultura de um povo é composta pelas suas tradições ancestrais, ricas em características singulares com um espirito comunitário subjacente. Preservar essas tradições que ainda existem éeternizar o passado que ainda perdura na memória coletiva e que são o sustentáculo de uma determinada cultura. É fundamental registar todas essas manifestações populares para que não se corra o risco de se perderem para sempre nas brumas da história.

Veja também: Roteiros no Concelho de Nelas

Este evento pretende dar a conhecer uma tradição que está a cair em desuso no nosso concelho, o da moagem dos cereais em moinhos de água, uma das etapas do ciclo do pão. Esse tipo de equipamentos era muito comum por todo o concelho, restando apenas alguns exemplares em funcionamento.
Rota dos Moinhos de Portugal 2024 – Português Mills apresenta programa conjunto com 5 Municípios da Regiões Centro

A Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills, criada pelos municípios de Águeda, Albergariaa-Velha, Nelas, Sever do Vouga e Vagos foi oficialmente constituída no passado dia 09 de janeiro de 2023, com a assinatura do protocolo intermunicipal. Apresenta, pelo quarto ano consecutivo, um programa conjunto e diversificado de atividades entre os dias 1 e 13 de abril, no âmbito das comemorações do Dia Nacional dos Moinhos.

Este programa, com atividades lúdicas e pedagógicas, destina-se a vários públicos, com incidência para as crianças e famílias, contemplando visitas a moinhos com storytelling, oficinas de confeção do pão, degustações, almoços típicos, caminhadas e encenações sobre a temática. Serão certamente motivos de visita e de experimentação do saber-fazer que tão genuinamente faz parte de um passado recente das comunidades portuguesas mais rurais, tendo também a componente didática ao envolver as escolas em algumas atividades, no sentido de transmitir este legado ancestral nas mãos dos mais jovens.

A Rota dos Moinhos de Portugal, projeto que contempla, numa primeira fase, um investimento conjunto de 269 mil euros, 90% dos quais financiados pelo Turismo de Portugal, propõe-se a trabalhar os moinhos e os elementos a si associados como um produto turístico, com ações a incidir inicialmente nos cinco municípios fundadores do projeto, mas com a ambição de integrar outros municípios e entidades que têm como objetivo a preservação e a promoção do património molinológico nacional. Com a criação da Rota, pretende-se estruturar a oferta num produto turístico inclusivo, acessível e integrado que permita aos visitantes uma experiência única.

É desígnio deste projeto capacitar os territórios, valorizar as comunidades locais e os seus saberes, atraindo assim, mais fluxos de visitantes. Com mais turistas a circular numa rota abrangente e unida pelo seu património molinológico, é possível aumentar a permanência, o número de dormidas e, consequentemente, as receitas dos agentes turísticos, enquanto se preserva um património único e identitário das comunidades rurais.

Nos municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Nelas, Sever do Vouga e Vagos existem, atualmente, 25 moinhos visitáveis, para os quais estão a ser preparados e estruturados vários programas de experiências numa lógica de trabalho em rede.

Sobre o projeto
A inventariação de todos os moinhos existentes no território está a ser feita pelos 5 municípios permitindo a articulação com particulares e agentes turísticos que queiram investir no sector, sendo dado o devido acompanhamento técnico para eventuais recuperações do edificado ou investimentos no sector.
Este projeto prevê a implementação das seguintes ações: criar e definir o referencial de qualidade e os critérios para a adesão à Rota dos Moinhos; capacitar os aderentes e agentes económicos;
desenvolver e estruturar programas de visitação e experiências; criar a identidade gráfica, materiais comunicacionais e sinalética; e desenvolver ações de promoção e comunicação. No futuro está prevista a adesão nesta rede de novos municípios que tenham potencial molinológico para fomentar este projeto a nível nacional.

Pretende-se assim potenciar este património tão singular, e diferenciado em cada um dos concelhos, usando energias limpas e renováveis e que, a médio prazo, poderá constituir-se um atrativo para dinamizar outros territórios que possam aderir à Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills.

Os programas com as diversas atividades dos diferentes municípios, estão disponíveis nos sites institucionais de cada um dos 5 municípios e podem ser consultados respetivamente em:
Águeda: https://www.cm-agueda.pt/
Albergaria-a-Velha:
https://www.cm-albergaria.pt/visitar/rota-dos-moinhos-de-albergaria-a-velha/
aniversario-rota-dos-moinhos
Nelas: https://www.visitnelascoracaododao.pt/
Sever do Vouga: https://natstory.oneoffice.pt/pt/teste-2
Vagos: https://www.cm-vagos.pt/visitar/moinhos-aberto

Fonte:MN

Publicidade...