Início » centro » Dino D’Santiago, Plutonio, Bárbara Bandeira, UHF e D.A.M.A nas Festas do Senhor do Calvário 2024

Dino D’Santiago, Plutonio, Bárbara Bandeira, UHF e D.A.M.A nas Festas do Senhor do Calvário 2024

Maior Romaria das Beiras está de volta a Gouveia de 08 a 12 de agosto
Dino D’Santiago, Plutonio, Bárbara Bandeira, UHF e D.A.M.A são os artistas que compõem o cartaz principal das Festas do Senhor do Calvário 2024, com a Maior Romaria das Beiras de volta a Gouveia, de 08 a 12 de agosto.
O cartaz de 2024 convida a todos, na quinta-feira, dia 08 de agosto, a assistir ao concerto de Dino D’Santiago, considerado atualmente uma figura central da música portuguesa. O artista afirma-se cada vez mais como um dos principais protagonistas da música contemporânea feita em português, trabalhando também a tradição cabo-verdiana. Para além de, ao longo dos últimos anos ter sido distinguido com diversos prémios de melhor álbum, melhor canção e melhor artista masculino, o Governo atribuiu-lhe ainda a Medalha de Mérito Cultural.
Na sexta-feira, dia 09 de agosto, sobe ao palco Plutonio, artista português cuja sonoridade se situa entre o Rap, o R&B e, recentemente, com incursões no Afrobeat. Desde 2015 tem vindo a lançar hit atrás de hit, tornando-o um dos artistas mais requisitados do momento.
O seu terceiro álbum “Sacrifício” (2019) tornou-se o primeiro álbum exclusivamente digital português a atingir um disco de platina. No repertório tem temas como “Cafeína”, “Meu Deus”, “Somos Iguais” ou “Vergonha na Cara”, produções que contam milhões de streams e visualizações no Youtube.
No dia 10 de agosto, sábado, realiza-se o já tradicional desfile etnográfico pelas principais artérias da cidade, seguido pelo Festival Internacional de Folclore de Gouveia.
A XLVII edição deste evento irá contar com um espetáculo de autenticidade cultural protagonizado por grupos portugueses, bem como grupos internacionais, que irão trazer sons, luzes e cor à cidade.
A noite promete ser de grande animação, com Bárbara Bandeira a subir ao palco das Festas, a cantora portuguesa que tem consolidado cada vez mais o seu estatuto de estrela pop.
A artista que é Best Portuguese Act da MTV 2022 e que fez, recentemente, a primeira parte dos concertos dos britânicos Coldplay em Portugal, conta já com um currículo invejável. Bárbara Bandeira tem vindo a fazer um percurso de sucesso, a liderar tops de “trends” de música.
Domingo, dia 11, é dia da Super Especial Rally de Gouveia, a prova citadina reúne inúmeros amantes das quatro rodas, que se deslocam para ver presencialmente os pilotos e as máquinas, naquele que é, para muitos, uma competição e um espetáculo únicos.
UHF são a banda de rock português que vai subir ao palco na noite de domingo, a mítica banda portuguesa formada em 1978, em Almada, promete trazer grandes êxitos e canções que contam histórias.
“Cavalos de Corrida” foi o primeiro single da banda que atingiu, nos primeiros meses de 1980, a liderança do top nacional de vendas, tornando-se no primeiro single de rock português a receber um disco de prata.
Os UHF são a banda portuguesa mais antiga em atividade, bem como das mais prestigiadas.
No dia 14, segunda-feira, as Festas do Senhor do Calvário recebem os D.A.M.A (sigla para a expressão “Deixa-me Aclara-te a Mente Amigo”), grupo musical português de pop, formado oficialmente em 2008.
Atingiram logo a marca de platina com o seu primeiro disco, “Uma Questão de Princípio” (2014). Para além disso, este álbum esteve em 1º lugar do Top Nacional de Vendas durante 22 semanas e dele saíram singles icónicos como “Luísa”, “Balada do Desajeitado” e “Às Vezes”.
Atualmente, os integrantes dos D.A.M.A. são Francisco Maria Pereira (mais conhecido como Kasha), Miguel Coimbra e Miguel Cristovinho, três amigos que partilham uma paixão em comum: Música.
Os D.A.M.A destacam-se pelas suas canções contagiantes, empatia com o público e energia das atuações ao vivo.
Do programa do evento fazem ainda parte um conjunto alargado de atividades paralelas, com destaque para a terceira edição da Feira Industrial, Comercial e de Artesanato de Gouveia – FICA, que continua a privilegiar as atividades económicas e produtos locais; a Mostra Associativa; a Festa do Livro; o Espaço Miniatura Automóvel ou os concertos das Bandas Filarmónicas.
Destaque ainda para as várias atividades lúdicas, culturais e os espetáculos de variedade integrados numa vasta e diversificada programação que contempla artistas do concelho e da região, atraindo gouveenses e visitantes a usufruir de tudo o que Gouveia tem para oferecer.
A Capela do Senhor do Calvário é o epicentro das festividades, um local sagrado e de muito apreço e devoção por parte dos gouveenses. As Festas estendem-se à cidade, numa mistura da religião, com o comércio, animação, bem como da gastronomia.

fonte:MG

Publicidade...