Templates by BIGtheme NET
Início » Cultura » Dr. Nuno Prates, da Casa dos Patudos vai estar no Museu em Pinhel

Dr. Nuno Prates, da Casa dos Patudos vai estar no Museu em Pinhel

                                                                                     –Museu à noite–

No mês em que se assinalmuseua a implantação da República Portuguesa, o Museu à Noite de outubro sugere uma viagem pelos “Caminhos da República, na estrada da Glória e dos Patudos”.
Tendo como convidado o Dr. Nuno Prates, da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, é objetivo desta sessão dar a conhecer um dos mentores do regime republicano em Portugal: José Relvas – político, diplomata, estadista, lavrador, colecionador de arte e músico amador, ele que a 5 de outubro de 1910 proclamou a República.
Filho de uma família burguesa e aristocrata do Ribatejo, tornou-se republicano na Universidade. Ajudou a planear a Revolução, tendo um papel fundamental no 5 de Outubro de 1910. Foi um dos líderes que proclamaram a República na Câmara Municipal de Lisboa, nesse mesmo dia.
Mas José Relvas teve outras atividades para além da política…
Foi um colecionador esmerado, tendo uma paixão muito grande por todas as formas de arte.
Na sua Casa dos Patudos, em Alpiarça, instituiu uma das melhores coleções de Portugal composta por obras de pintura, tapeçaria, mobiliário e escultura.
A própria casa, encomendada ao então jovem arquiteto Raúl Lino, no início do século XX, e construída na “tradição do solar português” é também ela uma referência ao nível da arquitetura.

Por:Mun.Pinhel

Publicidade...



 

Enviar Comentário