Templates by BIGtheme NET
Início » Distrito de Viseu » Duas novas licenciaturas no Instituto Piaget

Duas novas licenciaturas no Instituto Piaget

O Instituto Piaget vai lançar duas novas licenciaturas, em Desporto e Educação Básica, no ano letivo 2021/2022, a lecionar no seu Campus de Vila Nova de Gaia.

Os dois cursos estão integrados na Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget de Vila Nova de Gaia (ESDE JP/VN Gaia), uma nova unidade orgânica do Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte, recentemente aprovado por decreto-lei do Governo.

Esta nova unidade orgânica beneficia do know-how acumulado pelo Instituto Piaget, o qual desenvolveu ao longo de mais de 40 anos ao serviço do ensino uma matriz formativa própria. Entre as marcas distintivas – para além do rigor científico e da qualidade do corpo docente – sobressaem a ação de proximidade permanente entre a comunidade docente e não docente e os alunos, bem como a presença assinalável do Instituto nos territórios onde está implantado (Vila Nova de Gaia, Viseu, Almada e Silves).

As candidaturas para as duas licenciaturas abriram esta semana, tanto para os estudantes provenientes do 12º ano (concurso institucional) como para aqueles que se candidatarem através do concurso especial de acesso a maiores de 23 anos ou dos concursos especiais para titulares de um curso profissional ou artístico. A todos os que se inscreverem na primeira fase é garantido um desconto de 5% na propina.

As duas licenciaturas que vêm enriquecer a atual oferta formativa do Instituto Piaget na zona norte dão continuidade à tradição na formação de profissionais no âmbito da educação (em que o Piaget já formou em Portugal mais de 25 mil educadores de infância e professores) e desporto.

Para Paula Rodrigues, docente no Campus de Vila Nova de Gaia, “o aumento considerável de emprego no desporto, de acordo com os dados da Direcção-Geral da Educação, Juventude, Desporto e Cultura da União Europeia, vem consolidar a importância que a formação de diplomados nesta área possui para dar resposta aos desafios do futuro”.

Paula Rodrigues acrescenta que “o 1.º ciclo de estudos em Desporto, possibilitando a especialização em duas variantes profissionais, Exercício e Saúde ou Treino Desportivo, visa formar profissionais com competências académicas, de índole científica, pedagógico-didática e metodológica, capazes de responder de forma rigorosa às necessidades do sistema desportivo e de atender às crescentes exigências, desafios e expectativas do mercado de trabalho”.

Por seu turno, Alcina Figueiroa, coordenadora da nova licenciatura de Educação Básica, destaca a elevada relevância que a área de educação tem vindo a assumir nas últimas décadas em contraponto ao facto de o corpo docente no ativo estar envelhecido, com 41% dos professores do ensino público a terem 50 e mais anos de idade. E conclui: “Esta licenciatura reúne os requisitos para ser uma referência na formação de profissionais na área da Educação, proporcionando aos estudantes formação avançada nas suas áreas fundamentais e perspetivando-se como uma valia inegável no progressivo desenvolvimento das profissões e nas exigências do mercado de trabalho”.

 

Publicidade...