Início » Almeida » Encontro Luso-Espanhol de Eleitos Locais em Vilar Formoso

Encontro Luso-Espanhol de Eleitos Locais em Vilar Formoso

A ANAFRE – Delegação Distrital da Guarda promove, com o apoio do Município de Almeida, o Encontro Luso-Espanhol de Eleitos Locais.

Trata-se de uma iniciativa, que visa reunir, em Vilar Formoso, autarcas do distrito da Guarda, com especial enfoque nos eleitos de freguesia.

Será um encontro é aberto à participação de outros autarcas e público em geral, podendo as inscrições ser realizadas nos contactos mencionados.

A realização de Encontro insere-se na dinâmica de trabalho da Delegação Distrital, que todos os anos promove um encontro distrital, propondo em cada um dos encontros a discussão e debate de temas alusivo à dinâmica reivindicativa pugnada pela ANAFRE e, igualmente, outros temas que valorizem a função e o desempenho dos eleitos.

“Entretanto, conciliando os cinquenta anos do 25 de abril e o processo de escolha europeia, optámos por dinamizar o encontro em Vilar Formoso e procurámos, igualmente, associar os eleitos espanhóis para conhecermos os modelos de intervenção concretizados no lado espanhol, pelos pequenos Ayuntamientos.

Ajustámos também, no programa, um conhecimento mais profundo dos modelos de governação local em Espanha e Portugal, com o contributo de dois Professores catedráticos de Portugal e Espanha.

Face ao momento político-autárquico, com todo o processo de transferência de competências no qual as freguesias são também envolvidas, considerámos pertinente ouvir um Ex-Secretário de Estado e autarca responsável pelo processo de descentralização de competências.Há ainda um tema de intervenção que visa a apresentação de boas experiências realizadas por autarquias locais”, refere Delegação distrital.

O Encontro vai contar com o Presidente da ANAFRE, Jorge Veloso, do Vice-Presidente, Nuno Fonseca e do  Secretário de Estado, Hernâni Dias, que tutela o Poder Local e o Ordenamento do Território.

Foto:DDA

Publicidade...