Templates by BIGtheme NET
Início » Distrito de Viseu » Ermida de Nossa Senhora de Cervães, em Santiago de Cassurrães com visita guiada

Ermida de Nossa Senhora de Cervães, em Santiago de Cassurrães com visita guiada

Comemorações: 25 anos da Biblioteca Municipal, Centenário Dr. Alexandre Alves e 80º aniversário da Revista Beira Alta

Iniciativa foi conduzida por António Tavares, através dos textos de Alexandre Alves e contou com momento musical.

O Município de Mangualde promoveu, no passado dia 17 de setembro, uma visita guiada ao seu património, à Ermida de Nossa Senhora de Cervães, em Santiago de Cassurrães, através dos textos de Alexandre Alves. A iniciativa decorreu no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Alexandre Alves, dos 25 anos da Biblioteca Municipal e dos 80 anos da Revista Beira Alta.

À semelhança das anteriores visitas realizadas no âmbito da programação celebrativa, à Igreja de São Julião, ao escadório e Ermida de Nossa Senhora do Castelo e Igreja da Misericórdia, conduzidas por Fátima Eusébio, doutorada em História da Arte Barroca, Diretora da Revista Beira Alta e Coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, a partir das obras de Alexandre Alves, foi também através das palavras de Alexandre Alves, especialmente do artigo “Um relicário de arte abandonada: a Ermida de Nossa Senhora de Cervães, na freguesia de Santiago de Caçurrães, concelho de Mangualde”, que António Tavares, especialista em Património e historiador do Município de Mangualde, conduziu a visita à Ermida de Nossa Senhora de Cervães, em Santiago de Cassurrães.

Durante a visita, o público teve ainda oportunidade de assistir a vários momentos musicais protagonizados pelo Grupo Coral de São José da Paróquia de Cunha Baixa, que homenageou Alexandre Alves com a sua prestação.

Este conjunto de visitas está a ser desenvolvido pelo Município de Mangualde, através da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em parceria com a CIM Dão Lafões, Direção da Revista Beira Alta e o Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu.

Para além das visitas guiadas já realizadas, na programação comemorativa que prevê iniciativas até ao final do ano, consta, ainda, uma exposição documental sobre o fundo bibliográfico Alexandre Alves, da Biblioteca Municipal, que decorrerá no mês de novembro, pela data do aniversário de abertura ao público desta mesma Biblioteca.

Publicidade...