Início » Serra » Exercício Fénix 2024 no concelho de Nelas

Exercício Fénix 2024 no concelho de Nelas

Recentemente,  as Freguesias de Senhorim e Nelas acolheram o exercício Fénix 2024, uma iniciativa que testou a prontidão e coordenação dos meios operacionais no combate aos incêndios. Este exercício, organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), teve como principal objetivo garantir a eficácia das operações de combate a incêndios e a segurança das populações. O evento contou com o acompanhamento do Presidente da ANEPC, General Duarte da Costa, acompanhado pelo Comandante Nacional, André Fernandes, Chefe do Gabinete do Secretário de Estado da Proteção Civil, Ministério da Administração Interna, Rodrigo de Sousa-Pinto, e Presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, demonstrando o seu apoio e compromisso com a segurança do Concelho.
Pelas 15 horas, decorreu o VIP Day do Exercício Fénix 2024 no Parque de Feiras e Mercados de Nelas com chegada ao Posto de Comando Operacional, briefing operacional – apresentação e enquadramento do , visita ao Posto de Comando Operacional, visita ao simulacro de evacuação de uma aldeia no âmbito dos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” e visita a um Posto de Comando de Frente. Durante o exercício, foi evacuado um grupo de escuteiros que estava a acompanhar as atividades nas localidades de Póvoa de Luzianes, São João do Monte e Póvoa de Cima, no âmbito dos programas “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, com a ativação da Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) no Centro Educativo de Nelas.
O Exercício Fénix 2024 foi realizado pela ANEPC através dos Comandos Sub-regionais de Viseu e Dão Lafões, das Beiras e Serra da Estrela e da Região de Coimbra, contando com a participação dos Municípios de Nelas, Seia e Oliveira do Hospital. Este evento envolveu mais de 300 operacionais, incluindo elementos dos Corpos de Bombeiros da Região Centro, Forças Armadas, GNR, Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Sapadores Florestais e INEM, além de outras entidades públicas, privadas e associativas, como a Rede Elétrica Nacional, Energias de Portugal, Corpo Nacional de Escutas, Cruz Vermelha Portuguesa e Centros Distritais de Segurança Social de Coimbra, Viseu e Guarda. O objetivo central do exercício Fénix 2024 foi testar a capacidade de resposta do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) em situações de incêndios rurais, exercitando a capacidade de comando operacional, controlo e comunicações dos diversos escalões de decisão envolvidos na gestão das operações de proteção e socorro. A simulação de cenários de evacuação de aglomerados populacionais permitiu avaliar as capacidades de execução das entidades participantes, reforçando a importância da preparação e coordenação interinstitucional.

Fonte:MN

Publicidade...