Início » Ambiente » Exposição Duetos de verão até ao fim de março na BMEL

Exposição Duetos de verão até ao fim de março na BMEL

Encontra-se em exposição até ao final de março o projeto fotográfico “Duetos de verão”, das irmãs Diana e Joana Margarido, naturais da Guarda. Os Duetos, expostos na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, representam memórias separadas de duas irmãs, Diana e Joana, de um longo verão pós-pandémico em diversas cidades da Europa onde as cores, luz e movimento dão destaque à sua expressão.
O projeto começa por representar uma série de estudos fotográficos em diversas cidades e situações que se destacam primeiramente pela sua composição, sem um tema específico, exceto a fugacidade ou efemeridade inerente à fotografia. Assim, os registos fotográficos apresentam elementos de carácter transitório, acasos formais de uma perspetiva visual que abrangem temáticas desde a arquitetura, à paisagem ou ao retrato. A expressão das fotografias e a sua mensagem é sublinhada quando estas são combinadas em pares.
Os pares apresentam por vezes um movimento, uma cor, um conceito, uma forma… É esta dualidade que faz com que situações que o nosso olhar abstraído tende a ignorar se instalem de forma subjetiva e carismática na composição visual. A perceção das subtis coincidências e respetiva interpretação é, ainda assim, uma experiência individual que se contrapõe à dualidade dos registos. O projeto das duas irmãs acaba por refutar a ideia de que a Europa é um continente dividido por diferentes culturas, interligado apenas pelo cordão umbilical da Península Ibérica. Como tal, a localização das fotos não é revelada, reforçando a ideia de que, no que toca à cultura europeia, temos mais em comum do que aquilo que se pensa.
Foto:BMEL

Publicidade...