O CIHAFA (Centro de Interpretação Histórica e Arqueológica de Fornos de Algodres), na sua programação de exposições temporárias, apresenta uma exposição intitulada “Levantamento do Património Vegetal Cultivado nas Terras D’Além Mondego”, de 05 de dezembro de 2015 a 09 de janeiro de 2016, que poderá ser visitada todos os dias entre as 10h00 – 13h00 e as 14h00 – 17h00.
Numa parceria entre a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Juncais, Vila Ruiva e Vila Soeiro do Chão e a Associação Colher para Semear, (Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais), nasceu este trabalho de recolha do património vegetal cultivado nas Terras D’Além Mondego.
“A perda da biodiversidade agrícola, em todo o mundo, é da ordem dos 75%, segundo estudo da FAO em
1984. A situação portuguesa contribui certamente para este panorama, tendo em conta o número de variedades desaparecidas nas últimas décadas das nossas hortas e pomares. Poderemos apontar várias
razões para esta situação. A generalização do uso de sementes híbridas na agricultura contribui para aumentar a pobreza varietal e também para a dependência dos agricultores”.
Por:CIHAFA