Exposição “Transumância – Desenhos de Simanca” foi inaugurada em Vila Nova de Tazem
O programa celebrativo da Transumância de Vila Nova de Tazem iniciou no final da tarde de hoje com a inauguração da exposição “Transumância – Desenhos de Simanca”.
Uma mostra de 18 desenhos do artista cubano Osmani Simanca, que poderá ser visitada, até ao dia 18 de agosto, no Museu Paroquial de Vila Nova de Tazem.
Os desenhos da autoria do cartonista e desenhista, naturalizado brasileiro e, atualmente, a residir em Vila Nova de Tazem, traduzem, no papel, esta prática ancestral da deslocação dos rebanhos, efetuada por vários municípios que integram a Rede Cultural Terras da Transumância, com destaque para as que têm decorrido no nosso concelho, e que o mesmo tem feito gosto e questão de acompanhar.
Uma exposição que convida locais e visitantes a explorarem o universo e os desígnios da pastorícia, evidenciando esta prática identitária e cultural que atravessa décadas e gerações.
Fonte:MG


