

Nesta fase, um conjunto de 20 alunos foram a concurso, com divisões em grupos de 5. Foram postos a prova estudantes desde o 1.º ciclo ao secundário, cujas capacidades de leitura, interpretação e argumentação de texto foram postas à prova, tendo as obras selecionadas para o efeito sido, respetivamente, “A Girafa que Comia Estrelas”; “A Viúva e o Papagaio”; “O Conto da Ilha Desconhecida” e “Jerusalém”.
Após um dia repleto das diversas interpretações, expressivas leituras e do espírito divertido e cómico de Joana Poejo, atriz a quem esteve a cargo a animação do concurso, o Júri deliberou os vencedores desta Fase Intermunicipal:
1.º Ciclo
– Madalena Dias Esteves, Fundão
– Miguel Lopes Leitão, Seia
2.º Ciclo
– Eduardo Dinis Ramos, Celorico da Beira
– Sebastião Nascimento, Gouveia
3.º Ciclo
Maria Rita Mendes, Fundão
Mateus Santos Inácio, Gouveia
Secundário
Margarida Raposo Reis, Covilhã
Rodrigo Sousa, Fornos de Algodres
Os elementos do Júri do concurso expressaram-se, tendo o Vereador da Cultura, José Nuno Santos, aproveitado para lembrar os mais jovens que “o que estamos a fazer hoje é celebrar e promover o gosto pelos livros e pela leitura — que nos permite conhecer a vida, o mundo, a humanidade e a nós próprios”.
Alcina Correia, Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, partilhou da mensagem: “Hoje são todos vencedores!”, que todos os presentes acabaram por reiterar, tendo-se tornado um lema unificador este dia educativo. Também João Rebocho, Escritor e Bibliotecário, avançou com a mensagem: “A leitura faz o mundo. Aprender a ler foi a melhor coisa que já me aconteceu na vida”.

Os alunos apurados passarão agora para a Fase Nacional do Concurso Nacional de Leitura, em Almada.