Templates by BIGtheme NET
Início » Ambiente » Figueira de Castelo Rodrigo recebe Medalha de Mérito Científico 

Figueira de Castelo Rodrigo recebe Medalha de Mérito Científico 

Recentemente , foi distinguido com a Medalha de Mérito Científico 2021, o município de Figueira de Castelo Rodrigo , pelas suas contribuições para o desenvolvimento e envolvimento das comunidades através da educação científica, investigação e inovação.

A cerimónia decorreu no Encontro Nacional com a Ciência e a Tecnologia, Ciência 2021, no Centro de Congressos de Lisboa.

A medalha de Mérito Científico 2021 foi entregue ao presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Paulo Langrouva, pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e a Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Esta medalha reconhece o trabalho da Plataforma de Ciência Aberta e a importância da utilização da investigação e da inovação como instrumentos para a elaboração de políticas a nível local, mas também valoriza a utilização de abordagens educativas para enfrentar, juntamente com as nossas comunidades, desafios reais, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável“, refere Paulo Langrouva, presidente do município.

Plataforma de Ciência Aberta – Município de Figueira de Castelo Rodrigo integra a rede Open Science Hub, uma rede europeia de educação científica coordenada pela Universidade de Leiden – Países Baixos, onde cada membro atua como mediador junto da sua comunidade local, posicionando as escolas como agentes ativos de colaboração entre famílias, universidades, institutos de investigação, indústria, empresas, meios de comunicação social, governos locais, organizações da sociedade civil, e a sociedade em geral, envolvendo-se em projetos da vida real que satisfaçam as necessidades da sociedade.

Maria Vicente, gestora do projeto internacional Open Science Hub, acrescenta: “Em Portugal, a Plataforma de Ciência Aberta tem trabalhado no sentido de aumentar a cidadania ativa dos estudantes e promover a autonomia dos professores“. Estudantes, professores e agentes locais, tais como organizações ambientais, têm vindo a implementar abordagens de Ciência no contexto do rio Douro para melhorar a qualidade dos cursos do rio através da compreensão do impacto das atividades humanas.

Pedro russo, investigador principal da rede Open Science Hub, conclui: “O projecto Open Science Hub reconhece a dimensão local dos desafios globais (como as alterações climáticas ou pandemias). Fornecemos às escolas e comunidades locais, os instrumentos educativos e os conhecimentos especializados para enfrentar estes desafios e co-criar impacto local. Esta Medalha confirma que a ciência tem que estar aberta às comunidades locais”.

A medalha de mérito científico destina‐se a galardoar as individualidades nacionais ou estrangeiras que, pelas elevadas qualidades profissionais e de cumprimento do dever, se tenham distinguido pelo valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal.

Publicidade...