Templates by BIGtheme NET
Início » Cultura » Formação para combate à vespa da galha do Castanheiro

Formação para combate à vespa da galha do Castanheiro

Combate à vespa da galha do Castanheiro

No âmbito do cumprimento do designado Protocolo Biovespa, que pretende implementar ações de luta Contra a Vespa da Galha do Castanheiro, teve lugar no dia 18 de maio, uma ação de sensibilização conjunta entre técnicos da DRAPC, da Associação Portuguesa da Castanha e representantes do Município. Esta ação, permitiu aos agricultores presentes clarificar aspectos referentes a esta praga, nomeadamente, perceber a gravidade das suas consequências e as alternativas de luta existentes.

A ação de formação, inseriu-se no âmbito da primeira intervenção de combate à praga, levada a cabo no concelho de Fornos de Algodres. Sendo a luta biológica, aquela que atualmente se assume como a mais eficaz, esta consistiu na libertação, nos locais infectados, de insectos que vão atacar a vespa da galha dos castanheiros quando estes ainda se encontram no interior das galhas.

Neste primeiro ano , a autarquia assumiu já os encargos com o programa de combate, custeando nesta fase 5 largadas de insectos. Contudo, os serviços técnicos da autarquia detectaram já novos focos da praga no concelho, prevendo-se um reforço de verba para o ataque no próximo ano.

Por:Mun.Fornos de Algodres

Publicidade...



 

Enviar Comentário