Vai ter lugar este fim de semana, na Vila de Fornos de Algodres, mais uma edição das Jornadas Etnobotânicas, que vão na 12ºedição, assim com a nona edição do Fim de Semana da Urtiga.
Tudo se inicia nesta sexta-feira, 19 de maio, com um Workshop, com a preletora Fernanda Botelho, que nos vai falar um pouco, sobre Pomadas, unguentos, óleos macerados com plantas medicinais, na Biblioteca Municipal.
No sábado, durante a manhã, terá lugar a saída de campo, para recolha de plantas, com Fernanda Botelho e José Ribeiro, pelo meio haverá degustações ao longo do dia.
De tarde, depois do belo piquenique, será hora de ouvir as belas palestras, com belos testemunhos.
No domingo, um dia dedicado à urtiga pois novas entronizações, desfile dos estandartes e benção dos mesmos, seguido do almoço.
Em jeito de antevisão conversamos com Manuel Paraíso, que nos salientou que foram alargadas ao dia de sexta-feira, depois no sábado, um dos pontos altos.
“A grande aposta nestas jornadas passa pela excelente qualidade dos palestrastes, é pessoal de topo, das universidades que nos pode trazer conhecimento sobre uma temática infindável”.
Já sobre a saída de campo, referiu que ,o percurso foi previamente estudado, para tudo correr bem, a nível de horários, dado que é um percurso essencialmente informativo.