
No inicio da sessão esteve presente José Laires, Vice-Presidente da Câmara Municipal, que abordou para alguns investimentos que a Câmara Municipal tem feito e já tem projectadas para a freguesia. Dos já feitos salientou a construção da ETA no rio Dão que permitiu uma melhoria considerável da qualidade da água, as intervenções nas fossas do Minério e das Cortes, o saneamento para o polidesportivo e Quinta dos Passos. Anunciou que já está para contratação as lombas e a pavimentação da zona do Santo António/Sobreiro, assim como a electrificação do caminho da Bocha até ao polidesportivo. As pessoas presentes puderam colocar as suas questões e reclamações ao Vice-Presidente.
De seguida o Presidente da Junta de Freguesia passou em revista as actividades e os investimentos realizados em 2015, bem como aqueles que por vários motivos ficaram por realizar. Deu conta também do ponto de situação dos vários projectos levados a cabo pela Freguesia, com destaque para o Real com Energia, que permitiu uma poupança considerável no consumo de electricidade da rede.
Relativamente a 2016, a Junta de Freguesia propôs que os investimentos da Junta se limitassem ao mínimo necessário de forma a acumular dinheiro para aplicar nos projectos a candidatar aos fundos comunitários.
Assim, a Junta levará a cabo a substituição das canalizações dos fontenários de Real, cujo projecto já vem de 2014, Instalação de Arquivo no primeiro andar da Casa da Tv. João de Castilho, reposição do caminho antigo ao S. Marcos e a exposição e livro com fotografias antigas, no âmbito do projecto “O Futuro da Memória da Freguesia de Real”.
No que diz respeitos às obras que a Câmara Municipal delegará na Junta de Freguesia a sua execução, as propostas vão para o Calcetamento s na EM615 (Escola, Cortes/Vinha na Ribeira), Drenagem de águas no Lagedo, Pavimentação nas Cortes e Pavimentação no Sobreiro e acesso à casa de José Violante.

Por fim foram dadas a conhecer acções de formação, cujas inscrições estão abertas, em aplicação de produtos fitofarmacêuticos, artes plásticas (trabalhos com eva) e Informática.
Desde 2009 que o actual executivo leva a cabo esta sessão anual, honrando o seu compromisso de informar a população sobre a sua acção e de auscultá-la sobre os investimentos a realizar. De forma a auscultar toda a população, foi editada uma edição especial do Boletim Informativo com a consulta pública à população sobre os investimentos a fazer nos baldios e os investimentos para 2016.