A localidade Freixedas vai ser anfitriã do Campeonato da Europa B 1:8 TT 2016, que vai decorrer de 9 a 12 de junho o Campus de Radiomodelismo .
Deste modo a cerimónia de abertura do Campeonato Europeu B 1:8 TT 2016 de Radiomodelismo, que terá lugar no próximo dia 10 de junho, às 18h30, no Campus de Radiomodelismo em Freixedas, contará com o Presidente do Município de Pinhel, Rui Ventura e o Presidente do Clube de Radiomodelismo de Freixedas, Domingos Marujo,
Freixedas está definitivamente no mapa do Radiomodelismo nacional e internacional.
Prova disso é o Campeonato Europeu da modalidade a realizar nos próximos dias 10, 11 e 12 de junho.
Ciente da importância da modalidade para a atração de novos públicos ao concelho de Pinhel, o Município tem estado ao lado dos promotores deste projeto inovador e aliciante.
125 pilotos, oriundos de 14 países, vão competir nas Freixedas para o Europeu B 1:8 TT de Radiomodelismo, no fim de semana que se avizinha.
A competição foi apresentada, na sexta-feira, dia 2, no campus de radiomodelismo da localidade do concelho de Pinhel, onde decorrerá a única prova do Europeu a realizar este ano em Portugal.
A organização está a cargo do Clube de Radiomodelismo de Freixedas, com o apoio da autarquia.
Estarão presentes os melhores pilotos europeus da atualidade, entre os quais 35 portugueses.
Será um teste da EFRA, a federação europeia da modalidade, à pista com vista à realização de competições de maior envergadura.
O Clube foi constituído a 22 de Setembro de 2010 e desde então o seu percurso tem sido de ascensão e de sucesso.
A inscrição na Federação foi aprovada na Assembleia Geral a 29 de Novembro de 2010, e a homologação da pista foi em 2011, tendo sido classificada como Pista A (uma das melhores a nível europeu).
A primeira prova realizada no Campus de Radiomodelismo de Freixedas foi a contar para o Campeonato Regional Centro e pouco depois começou a receber o Regional Norte e também a realização do Campeonato Nacional.
No ano 2013 foi realizada a Modecar Cup prova internacional onde estiveram presentes pilotos a nível mundial .
Acaba por ser sempre uma boa divulgação da região de Pinhel.
Por:Mun.Pinhel