O frio veio para ficar, com as temperaturas a registar valores baixos e por vezes negativos em alguns locais, vai-se manter durante esta semana.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) deixa várias recomendações para que se «proteja do frio». Ter «especial atenção aos aquecimentos com combustão», nomeadamente lareiras.
É importante garantir «uma adequada ventilação das habitações», quando não for possível evitar o uso de braseiras ou lareiras, mas também que se evite a utilização deste tipo de aparelhos de aquecimento enquanto se dorme.
Também ter em atenção a condução em locais onde se forme gelo na estrada, que podem causar acidentes graves, apelando a uma condução prudente e cautelosa. Por último neste campo das responsabilidades coletivas, a população deve estar atenta às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.
Por sua vez, «evite a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura», mantendo sempre o corpo quente e agasalhado, com múltiplas camadas de roupa e função da temperatura ambiente.
Também a prática de exercício físico no exterior deve inspirar muitos cuidados, já os grupos mais vulneráveis, nomeadamente crianças, idosos e outros com doenças crónicas, devem ter especial cuidado nesta época de tempo frio.
Outro dos conselhos passa por ter «especial atenção com a proteção em termos de vestuário por parte de trabalhadores que exerçam a sua atividade no exterior», evitando ainda «esforços excessivos resultantes dessa atividade».
A ANEPC recomenda também a proteção das extremidades do corpo, através de luvas, gorros e meias, bem como a utilização de calçado quente e antiderrapante. Para além disso, é também recomendável o consumo de sopas e bebidas quentes, evitando o álcool.