Início » Distrito da Guarda » Fumeiro e Sabores em destaque em terras de Trancoso

Fumeiro e Sabores em destaque em terras de Trancoso

Decorreu na tarde de sexta-feira, 24 de fevereiro,  no Pavilhão Multiusos de Trancoso, a abertura da Feira do Fumeiro, dos Sabores e Artesanato do Nordeste da Beira com cerca de 70 expositores, é uma organização entre o Município de Trancoso e AENEBEIRA- Associação Empresarial do Nordeste da Beira.

Contou com a presença de Amílcar Salvador, Presidente do Município de Trancoso, António Pina, Vogal da Direção da Associação Empresarial AENEBEIRA, Rosa Rodrigues, Diretora de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região Centro, Fernando Martins, Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Centro, José Morgado, Vice-presidente da CCDR Centro, dos deputados António Monteirinho , Cristina Sousa e demais entidades.

O Presidente do Município de Trancoso, Amílcar Salvador referiu que: “A agricultura, a alimentação e a veterinária são fundamentais para o país e em particular para o nosso concelho , só com o cultivo da terra e graças ao trabalho árduo das mulheres e dos homens que com muito sacrifício, com muitas dificuldades ao longo de todos os dias do ano tratam dos animais, cuidam das hortas, das vinhas, dos soutos,dos olivais, das plantas e das florestas é que se conseguem produzir esses produtos de excelência que hoje aqui estão expostos nesta feira por isso os agricultores, os lavradores,os pastores, as queijeiras e os empresários e  trabalhadores das empresas do ramo dos enchidos  e do fumeiro bem como dos laticínios, todos os que cuidam das nossas florestas merecem a nossa homenagem a nossa ajuda e o apoio do Governo e do poder local.

Trancoso é uma terra de grandes feiras, de grandes mercados e  de grandes eventos. Neste ano de 2023, Trancoso assinala 750 anos da Feira de S. Bartolomeu, feriado em agosto de 1273 por D. Afonso III que é não só a feira franca mais antiga do país que decorrerá de 11 a 20 de agosto, estão já previstas algumas iniciativas ao longo de todo o ano para comemorar este evento com a dignidade que merece.

Esta Feira do Fumeiro que vai já na sua XIX edição é também um dos maiores certames do género em toda a região centro, esta feira atrai muita gente não só do distrito da Guarda mas muitos outros centros urbanos de grande dimensão,  Aveiro, Porto, Coimbra, Viseu, Leiria, Covilhã, Fundão entre outros também muitos dos nossos vizinhos espanhóis sim porque são muitos aqueles que nos visitam nestes dois fins de semana e também ao longo de todo o ano, sim porque são muitos os que não residindo em Trancoso, se sentem encantados por Trancoso, se sentem seduzidos por Trancoso, que visitam Trancoso, que vivem Trancoso, e que gostam de Trancoso. Trancoso não é só daqueles que aqui residem é também de todos aqueles que pensam em Trancoso, que desfrutam da Natureza das nossas paisagens, que apreciam a qualidade de vida, a segurança, a tranquilidade e a nossa gastronomia.

Em breve ainda neste primeiro semestre de 2023 entrará em funcionamento um espaço de inovação e acolhimento empresarial denominado incubadora de empresas localizada no antigo edifício da GNR no Centro Histórico de Trancoso que se encontra na fase final de acabamento, será sem dúvida um espaço vocacionado para ideias de negócios, procurando apoiar o empreendedorismo, estimular a competitividade, permitir também trabalhar de Trancoso para todo o Mundo procurando criar mais postos de trabalho e ajudando a fixar as pessoas sobretudo os mais jovens.

Esta feira é um certame de grande importância, sobretudo com uma vertente comercial muito forte o importante nesta feira é de facto que se realizem bons negócios, para além disso é também uma oportunidade de promover, de divulgar e valorizar os produtos de excelência que aqui se produzem.”

A animação estará presente durante todo o evento, ficando a cargo de grupos de música popular, locais e regionais, bem como de artistas conceituados no panorama nacional.

Publicidade...