GNR Guarda-Gouveia e Seia – Apreendidos 206 artigos contrafeitos
O Comando Territorial da Guarda, através do Destacamento Territorial de Gouveia, entre 8 a 12 de outubro, apreendeu 206 artigos contrafeitos, nos concelhos de Gouveia e Seia.
No âmbito da operação “Trademark2023”, que visa o combate à contrafação, os militares da Guarda fiscalizaram diversas feiras, onde foi possível detetar vários artigos contrafeitos, num valor estimado de 2 935 euros.
Desta operação resultou ainda a constituição de três arguidos, duas mulheres e um homem, com idades compreendidas entre os 19 e os 33 anos, pelo crime de contrafação.
Os factos foram comunicados aos Tribunais Judiciais de Gouveia e Seia.
A Guarda Nacional Republicana relembra que o objetivo principal deste tipo de ações é garantir o cumprimento dos direitos de propriedade industrial, visando essencialmente o combate à contrafação, ao uso ilegal de marca e à venda de artigos contrafeitos.
Celorico da Beira – Pulseira eletrónica por violência doméstica
O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), no dia 12 de outubro, deteve um homem de 52 anos por violência doméstica, no concelho de Celorico da Beira.
No seguimento de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito infligia ameaças e maus-tratos físicos e psicológicos contra a vítima, sua companheira de 51 anos. No decorrer das diligências policiais, foi dado cumprimento a um mandado de detenção que pendia sobre o suspeito.
O detido foi presente, no dia 13 de outubro, no Tribunal Judicial de Celorico da Beira, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de proibição de contactos e de se aproximar da vítima num raio de 300m, por qualquer meio, controlado por pulseira eletrónica, e obrigatoriedade de frequência de programa da Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), para agressores em contexto de violência doméstica.
A violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.
A Guarda Nacional Republicana realiza regularmente campanhas e ações de sensibilização sobre o tema da Violência Doméstica e relembra que, se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe:
- No Portal Queixa Eletrónica, em https://queixaselectronicas.
mai.gov.pt; - Via telefónica, através do número de telefone: 112;
- No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os nossos contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx;
- Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/
Home.aspx; - Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/
SmsSeguranca.
Magazine Serrano A Voz Serrana para o Mundo