Templates by BIGtheme NET
Início » centro » Gouveia assinala a Semana Europeia do Desporto

Gouveia assinala a Semana Europeia do Desporto

Numa iniciativa do Grupo de Desporto do Município de Gouveia de 23 a 30 de setembro, acontece a  Semana Europeia do Desporto (SED), através da dinamização de um programa local que integra um conjunto de atividades desportivas destinadas aos cidadãos das mais variadas idades e aptidões físicas.
A Semana Europeia do Desporto é uma iniciativa da Comissão Europeia que vem promover o desporto e os estilos de vida ativos. Apela-se à importância da prática da atividade física e ao combate contra o sedentarismo exacerbado através da introdução de hábitos saudáveis e duradouros.
Neste sentido, o Município de Gouveia organizou um conjunto de atividades, desde a ginástica sénior ao desporto laboral, que se irão desenrolar ao longo desta Semana Europeia do Desporto:
No dia 23 irá decorrer uma mega-aula de dança na Escola Básica para os alunos do 1.º e 2.º ciclo de Gouveia, uma atividade em parceria com o Agrupamento de Escolas de Gouveia.
Para dia 24, dia do BeActive Família, está agendado um divertido peddy-paper que vai unir e mover as famílias, que enfrentarão o desafio de responder a questões relacionadas com pontos da cidade e resolver enigmas. O peddy-paper requer inscrição nas Piscinas Municipais Cobertas (tel.: 238 492 626, tlm.: 961 584 974 e do email piscinas@cm-gouveia.pt).
Esta atividade lúdica intergeracional inicia-se pelas 17h30, no Mercado Municipal, e termina nos claustros dos Paços do Concelho, sendo que é realizada em parceria com o CLDS4G – Projeto InteGr4r (Contrato Local de Desenvolvimento Social).
Na manhã de sábado, pelas 10h00, na Praça Alípio de Melo (Gouveia) terá ainda lugar uma Visita Guiada ao Património Ecológico e Ambiental sob a temática “Decompositores e compostores”.

No dia 25 o evento é dedicado ao desporto na natureza, com uma Visita Guiada ao Património Ecológico e Ambiental, no dia em que se assinala o “Dia Mundial dos Rios”. Esta atividade terá início pelas 09h00 no Museu da Aldeia, na freguesia de S.Paio.
Pelas 9h30 do mesmo dia irá decorrer a caminhada “Caminhar com Ciência no Estrela Geopark”, uma organização do Geopark Estrela, à qual o município se associa nesta Semana Europeia do Desporto. Para efeitos de inscrição e obtenção de informações complementares deverá aceder-se a https://www.geoparkestrela.pt/atividades
O dia 26 é direcionado ao Desporto no Trabalho, os funcionários da autarquia terão a possibilidade de usufruir de uma aula de Hidroginástica nas Piscinas Municipais Cobertas, no horário das 11h50 às 12h30.
Neste dia decorrerá ainda, pelas 11h00, no Centro de Saúde de Gouveia, a apresentação do projeto Move@Work, um projeto piloto de promoção de atividade física no local de trabalho, promovida pelo Departamento de Saúde Pública da ARS Centro, sob o mote “Desporto no Trabalho #SaúdeAtiva”.
Existe uma evidência crescente de que uma maior atividade física no local de trabalho pode ajudar a prevenir problemas de saúde, tais como as lesões musculoesqueléticas (LME) ou a doença cardíaca associada ao trabalho sedentário, bem como a melhorar o desempenho profissional.
Os Desportos Urbanos e o Desporto em Casa estão em destaque no dia 27. Neste dia serão disponibilizados alguns vídeos na página oficial e redes sociais do município, com propostas de exercícios físicos, para realizar em contexto domiciliário.
O dia 28 é dedicado ao Desporto Inclusivo, com atividades aquáticas nas Piscinas Municipais Cobertas em colaboração com a APBG – Associação De Beneficência Popular de Gouveia e os seus utentes do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO). Demonstrando o potencial que as atividades aquáticas podem ter na qualidade de vida dos praticantes que, apesar das suas limitações físicas, devem perseverar a prática desportiva.
A encerrar a semana europeia do desporto, no dia 29, o Desporto Sénior estará em destaque com uma aula de ginástica dirigida aos séniores, no Mercado Municipal, pelas 10h00. As inscrições para esta atividade devem ser efetuadas nas Piscinas Municipais Cobertas (tel.: 238 492 626, tlm.: 961 584 974 e do email piscinas@cm-gouveia.pt).
Em simultâneo e em parceria com o Centro de Saúde de Gouveia, irá ter lugar, no mesmo espaço, uma avaliação de risco cardiovascular a todos os visitantes do Mercado durante esse dia.
Para além de estimulante, vem servir como lembrete: o desporto não escolhe idades e deve manter-se um hábito ao longo da vida.
Celebrada em simultâneo pela maioria dos países europeus, a Semana Europeia do Desporto tem o lema #BEACTIVE, “sê ativo”, salientando a importância da prática regular de exercício. Para além de potenciar a saúde dos praticantes, o desporto afirma-se assim como uma expressão cultural, estimulando os laços sociais entre comunidades e funcionando como um autêntico regulador da cidadania e bem-estar comunitário.
A SED é uma iniciativa cofinanciada pelo Programa da União Europeia ERASMUS+ e a coordenação em Portugal é feita pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.
fonte:MG

Publicidade...