Na cidade jardim na passada quarta-feira, viveu-se um dia de grande festividade, pois comemorou-se o 29ºaniversário da elevação da cidade jardim a cidade.
A meio da manhã, teve lugar a inauguração de uma exposição sob o tema “Breve História do Parlamentarismo Português” na Escola Secundária de Gouveia .
A exposição é composta por 25 painéis que relatam a História do Parlamentarismo no nosso país, desde 1820 até à atualidade.
Ao final da tarde, teve lugar a cerimónia solene, no salão nobre da Câmara Municipal, perante uma sala cheia, onde estavam diversos presidentes das diversas freguesias, e demais entidades, com a música a chegar por parte dos alunos Collegium Musicum de Gouveia.
Uma nova imagem da cidade jardim
Abriu a sessão, Dr. Gil Barreiros, Presidente da Assembleia Municipal que salientou a importância destas comemorações, pois estes protocolos assinados vão certamente contribuir para mudar a imagem da cidade jardim, agradecendo a presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Dr. Carlos Miguel.
Seguiu-se a apresentação dos diversos projetos que vão em breve ser executados nesta cidade gouveense, requalificação do Mercado Municipal, remodelação das antigas fábricas Belino & Belino e sua área envolvente.
Assim serão espaços que no final da obra concluída, por volta do ano 2019, darão uma nova imagem à cidade gouveense.
Seguiu-se o autarca gouveense, Dr Luis Tadeu, que referiu que este projetos vêm trazer uma nova imagem e dinâmica à cidade jardim, com intuito de ser atrativa para jovens e graúdos.
Também destacou o importante apoio comunitário para estes projetos que são realidade , pois segue-se a adjudicação e arranque das respetivas obras, para dar uma nova atratividade à cidade.
Para finalizar a noite, Dr.Carlos Miguel, Secretário de Estado das Autarquias Locais, referia que foi uma honra vir a Gouveia neste dia, e logo no dia da apresentação destes projetos tão importantes.
O Portugal 2020 vai ser importante nestes projetos, 2016 marcou o arranque e agora vai tudo acelerando para que os Municípios possam iniciar obras e faz com que o dinheiro circule e haja mais emprego.
Deixou um desafios aos privados, pois não chega remodelar o espaço público se não houver dinamização por parte das populações.
Outras das referências que destacou é a descentralização de competências, aliás mostra-se com grande fé nos autarcas, pra continuar a lutar para que seja uma realidade em breve.
Gouveia vai decerto ficar com uma nova imagem e ficar muito mais atrativa para a fixação de jovens e até mais velhos para uma vida saudável, na Serra da Estrela.
Por:António Pacheco