Templates by BIGtheme NET
Início » Ambiente » Gouveia- Distribuídos contentores de compostagem pelas escolas do concelho

Gouveia- Distribuídos contentores de compostagem pelas escolas do concelho

Teve lugar a entrega de 23 contentores e de um conjunto de baldes de separação de resíduos orgânicos destinados à compostagem,pelo  Município de Gouveia, junto da comunidade escolar do concelho.
Todas as escolas do concelho de Gouveia receberam um conjunto de contentores que serão aproveitados para realizar a compostagem dos vários resíduos produzidos nas cozinhas, refeitórios e cantinas escolares, como as cascas de cebola, e cenoura e batata, bem como as cascas das peças de fruta consumidas pelas crianças.
‘Bio-Bairros — Da Terra à Terra’: trata-se de um desafiante projeto piloto que pretende implementar hábitos e comportamentos sustentáveis na população participante, ao mesmo tempo que se envolvem as comunidades e organizações locais, dinamizando uma economia circular da ecologia.
Os compositores foram entregues formalmente ao Município de Gouveia pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) em novembro do ano passado, tendo o Município encarregando-se da distribuição e consciencialização da comunidade para esta prática sustentável.
A compostagem, para além de produzir um composto orgânico que poderá ser usado para substituir o uso de fertilizantes sintéticos, desvia ainda os biorresíduos dos aterros sanitários. Reduzindo os custos associados à recolha, transporte e tratamento do lixo, a compostagem culmina na redução das emissões de gases com efeito de estufa.
O projeto de sensibilização dos Biobairros iniciou em outubro de 2021 e funcionou em estreita colaboração com os 17 municípios aderentes, tendo entregado, no trimestre do último ano, 400 compostores pelos distritos da Guarda, Viseu e Coimbra.

Publicidade...