Templates by BIGtheme NET
Início » Cultura » Gouveia viu plantar 1000 árvores pelas crianças

Gouveia viu plantar 1000 árvores pelas crianças

dia da arvorO Dia Mundial da Árvore e da Floresta foram celebrados nesta terça-feira,em Gouveia, com a plantação de 1000 árvores e com actividades lúdico pedagógicas de sensibilização ambiental onde participaram 800 crianças e jovens do concelho de Gouveia.

As atividades tiveram início pela manhã, com a plantação de uma Acer Negundo pelas crianças do Jardim de Infância de Gouveia e com a plantação de uma Cerejeira de Jardim pelas crianças da Fundação A Nossa Casa.

Às 9h30, iniciaram as atividades em parceria entre a REN e o Município de Gouveia com o apoio da QUERCUS, no Parque da Senhora dos Verdes, onde crianças e jovens do 1º e 2 ciclo do concelho de Gouveia, participaram durante todo o dia em atividades lúdico pedagógicas de sensibilização ambiental.

Durante a manhã os alunos do 1º, 2 e 3º ano do ensino básico realizaram um circuito de natureza para desenvolver o contacto das crianças com a natureza na identificação de espécie e práticas de sensibilização e proteção ambiental em parceria com várias entidades do concelho de Gouveia.

Os alunos do 4º ano do ensino básico participaram na ação da REN “Heróis de toda a espécie”, com o objetivo de sensibilizar as comunidades para a proteção da biodiversidade, preservação da floresta portuguesa e conservação das espécies animais e vegetais ameaçadas ou em vias de extinção. Concebida para complementar os programas escolares, esta iniciativa da REN utiliza abordagens interativas e dinâmicas, promovendo uma consciência ambiental e sentido de responsabilidade junto dos mais novos.

Ainda durante a manhã todas as crianças envolvidas nas iniciativas plantaram uma árvore proveniente da sementeira efetuada no ano passado.

Em 2016, o Município de Gouveia entregou kit’s de sementeira às escolas do concelho. As sementes foram colocadas pelas crianças em tabuleiros de sementeira e os alunos acompanharam o germinar das plantas. As couvetes de sementeira foram posteriormente entregues no horto municipal de Gouveia e as árvores foram transplantadas hoje para solo definitivo no Parque da Senhora dos Verdes.

No final da manhã, as crianças assistiram à devolução à natureza de uma Águia-de-asa-redonda, recuperada pelo CERVAS.

Durante a tarde, cerca de 100 crianças do 6º ano do concelho de Gouveia, participaram numa ação num dos corredores por onde passam as infraestruturas de transporte de energia da REN, que contou com uma apresentação sobre a REN (trabalho desenvolvido, número de árvores plantadas, áreas abrangidas) e uma Acão de Voluntariado com a participação de crianças de escolas de Gouveia e convidados institucionais (Parceiros REN: Quercus, autarcas e outros organismos relevantes na região).

Por:Mun.Gouveia

Publicidade...



 

Enviar Comentário