A carregar agora
×

Governo cria apoio ao pastoreio extensivo para reduzir risco de incêndios rurais

Governo cria apoio ao pastoreio extensivo para reduzir risco de incêndios rurais

ag5-300x250 Governo cria apoio ao pastoreio extensivo para reduzir risco de incêndios ruraisO Governo aprovou um programa de apoio ao pastoreio extensivo, com financiamento anual até 30 milhões de euros, para reforçar a prevenção de incêndios rurais e a gestão ativa da paisagem no continente.

A medida assenta na valorização da pastorícia extensiva tradicional como instrumento estrutural de prevenção, ao reduzir a carga combustível, diminuir as emissões de gases com efeito de estufa e contribuir para as metas climáticas do Plano Nacional de Energia e Clima 2030.

O programa integra duas medidas. O apoio às áreas de baldio dispõe de uma dotação anual de 7,5 milhões de euros, através de uma subvenção não reembolsável indicativa de 120 euros por hectare. O apoio aos animais para gestão da carga combustível conta com 15 milhões de euros por ano, prevendo 150 euros por vaca em aleitamento e 30 euros por ovelha ou cabra.

A dotação financeira é assegurada por transferências do Fundo Ambiental, sendo os apoios pagos pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P. (IFAP). As candidaturas têm início a 16 de fevereiro, no âmbito do Pedido Único de Ajudas, através do portal do IFAP (www.ifap.pt).

O Governo reforça o seu compromisso com a prevenção de incêndios rurais, a valorização das práticas agro-pastoris tradicionais e o apoio às comunidades locais, promovendo simultaneamente a resiliência do território, a proteção ambiental e a sustentabilidade do setor agrícola.

Fonte:GP