Fornos de Algodres acolheu mais uma vez, as tradicionais Festas em honra de Nossa Senhora da Graça, este ano com a organização da Câmara Municipal desta localidade.
Deste modo, os festejos iniciaram na noite de sexta-feira, com a Banda Incanto a trazer grande animação ao certame que esteve aberto até de madrugada com o som do DJ.
Este ano, com a novidade de no recinto existir também a Feira de Atividades Económicas com a organização a cargo da CLDS 3G Servir Fornos de Algodres, e com o apoio do Município, estiveram representados empresários deste concelho fornense.
Já no sábado, o segundo dia das festividades, iniciou com a procissão abrilhantada pela Batuta D´Alegria da Igreja Paroquial, para a Igreja da Misericórdia desta localidade, da Imagem de Nossa Senhora da Graça e do Padroeiro S.Miguel, onde teve lugar a Eucaristia.
Mais à noite, no mercado municipal, Luisinho de Portugal abria o baile, para preparar o grande concerto dos Diabo na Cruz que levaram imenso público de todas idades a vibrar com os seus temas, para continuar a noite em grande a Banda Índice recordou belos temas nos anos 80 e 90, o que animou bastante a imensa plateia presente.
Para domingo, logo cedo a Batuta D´Alegria realizou a arruada pelas artérias principais da vila, seguindo-se a Eucaristia e a Procissão pelas ruas da Vila.
Uma grande tarde com centenas de pessoas no mercado municipal a aplaudir o nosso folclore, onde estiveram presentes diversos grupos: Rancho de Figueiró da Granja, Tricanas da Lapa, Rancho de Kearny (USA) e o Rancho Sénior do concelho de Fornos de Algodres.
Para a noite, o bailarico foi animado pelo grupo Toka a Dançar, seguindo –se o sempre bem disposto Ruizinho de Penacova que colocou um grande sorriso e fez com que todos os presentes se divertissem imenso, o baile regressou noite dentro, com o DJ a ter de animar os mais resistentes.
O último dia de festejos, segunda –feira, iniciou com a procissão de regresso da imagem de Nossa Senhora das Dores, à capela da Santa Casa da Misericórdia e a imagem de Nossa senhora da Graça regressou à sua capelinha, onde teve lugar a Eucaristia campal no recinto em anexo.
No mercado municipal, uma grande azáfama para a restauração que viu uma multidão de clientes prontos para jantar e seguiu-se o bailarico bastante animado com grande enchente para cantar , dançar e sorrir com os K5.
Durante os festejos de realçar a equipa que organizou a tradicional quermesse que viu sempre grandes enchentes para alcançar os brilhantes prémios.
Também outra nota de destaque foi o Município ter suspendido o fogo-de-artifício e o valor que ia dispender doou aos Bombeiros voluntários desta localidade para fazer face as despesas durante estes incêndios que assolaram o concelho neste verão.
Uma festividade com algumas novidades, mas com milhares de pessoas sempre a deslocarem-se a Fornos de Algodres de diversas localidades, para assistir a estes festejos anuais.
Por:António Pacheco/Sofia Pacheco