Início » Covilhã » Guarda acolheu entrega de Prémios Beira Interior Gourmet 2021

Guarda acolheu entrega de Prémios Beira Interior Gourmet 2021

Numa cerimónia presidida pela Ministra da Coesão Territorial, Prof. Doutora Ana Abrunhosa, e após um concurso marcado pelas complexidades relacionadas com a Covid-19, o 2º Concurso Beira Interior fecha com chave de ouro.

A Guarda acolheu este evento, no bonito espaço do grande auditório Teatro Municipal da Guarda a entrega dos Prémios Beira Interior Gourmet

À semelhança da edição inaugural de 2020, o júri composto por especialistas de grande nível percorreu a região ao longo de mais de dois meses visitou presencialmente todos os restaurantes a concurso, alcançado um número recorde de adesões. A grande novidade de estender o concurso a restaurantes de fora da região mereceu o maior acolhimento por parte dos empresários de restauração de todo o país.

Quando se pensava que em 2020, em que houve que adiar o início dos trabalhos do júri por efeito da pandemia e dever de confinamento, e por isso apenas mais tarde se conseguiu completar o trabalho, eis que 2021 foi o ano de todas as surpresas, com o agravamento das medidas, o mesmo em que se decidiu avançar para uma cobertura nacional.

Com finalidades diferentes dentro e fora da região, neste último caso tratou-se principalmente da aferição da validade e brilho dos menus a concurso, no importante aspeto da harmonização gastronómica dos vinhos Beira Interior com a oferta culinária dos aderentes. Isso mesmo será aposto nos diplomas de participação que hoje são entregues. O primeiro caso tratou de utilizar os mesmos critérios do ano passado, com a atribuição dos prémios competentes.

É de salientar a criação do prémio especial Valdir Lubave, desaparecido em 2021, em memória de um dos obreiros mais excelentes e dedicados à Beira Interior.

Os vencedores desta segunda edição do Beira Interior Gourmet são:

  • Melhor Espaço – Convento de Belmonte em Belmonte
  • Melhor Carta de Vinhos – Nobre Vinhos e Tal na Guarda
  • Melhor Serviço de Vinhos – Colmeia na Guarda
  • Melhor Entrada – Alquimia no H2otel Congress & Medical SPA na Covilhã
  • Melhor Prato – Adega dos Apalaches em Oleiros
  • Melhor Sobremesa – Taverna da Matilde em Figueira de Castelo Rodrigo
  • Melhor Harmonização Vinho e Comida – Soadro na Guarda
  • Melhor Restaurante – Alkymia na Covilhã

 

Os Prémio Chef Valdir Lubave foram entregues aos Chefs Mário Rui Ramos e Júlio Fernandes.

 

 

 

 

 

 

Foto:RVBI

Publicidade...