Início » Ambiente » Guarda-Assinatura de Protocolo – “Novo Turno, Nova Vida.” | Os Polícias aposentam-se, as fardas continuam.

Guarda-Assinatura de Protocolo – “Novo Turno, Nova Vida.” | Os Polícias aposentam-se, as fardas continuam.

Vai decorrer no próximo dia 8 de fevereiro pelas 11h00, no Salão Nobre do Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Guarda, vai realizar-se a cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação do projeto “Novo Turno, Nova Vida.” | Os Polícias aposentam-se, as fardas continuam.

Uma ideia do Comando Distrital da Guarda e um projeto pioneiro na PSP que assenta numa ação de sustentabilidade através da reutilização de peças de fardamento dos Polícias da PSP da Guarda que passam à situação de pré-aposentação. As peças de fardamento, “carregadas” de um enorme simbolismo de missão e dever cumprido por parte dos Polícias que as vestiram ao longo da sua carreira ganham uma nova forma e uma nova “vida”, para um novo destino e um fim solidário.

O projeto, que já decorre desde 2023, conta com a colaboração imprescindível da Associação dos Professores Aposentados do Distrito da Guarda (APADG), que recebe as fardas e com criatividade e um enorme trabalho de voluntariado transforma as mesmas em roupas e acessórios para crianças carenciadas.

As novas peças de roupa têm como objetivo e destino final, chegarem a crianças carenciadas noutro país, estando ainda a ser apurado qual, assim como a possibilidade de serem entregues pela PSP no âmbito da Cooperação Internacional.

No momento da assinatura do presente protocolo, vai estar exibida uma pequena exposição de alguns dos exemplares já criados até ao momento, os quais, em data a anunciar oportunamente, voltam a ser expostos a público através do outro parceiro do projeto, o Centro Comercial La Vie Guarda que irá promover a sua exposição pública através do seu projeto ambiental “Go Green”, onde a PSP da Guarda também é parceira oficial.

Além do Comandante Distrital da PSP da Guarda e respetivo efetivo, no momento vão estar também os representes das entidades envolvidas.

Publicidade...