Início » centro » Guarda é o Destino Gastronómico 2023

Guarda é o Destino Gastronómico 2023

Chamam-lhes os óscares de vinho e da gastronomia em Portugal, são atribuídos anualmente há mais de duas décadas pela Essência do Vinho – Revista de Vinhos, e distinguiram nesta edição de 2023 a Guarda como Destino Gastronómico do Ano. O galardão foi entregue, no dia 3 de fevereiro, durante a 26ª Gala ‘Os Melhores do Ano 2022’, numa cerimónia que encheu a Sala do Arquivo do Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

O presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, recebeu o prémio, da Categoria Restaurantes, Inovação e Serviço, pelas mãos de Leonor Freitas, empresária e proprietária da Casa Ermelinda Freitas.  No seu discurso, o autarca agradeceu o prémio e referiu que «aquilo que vimos aqui [na peça] são pequenos ingredientes para que possam visitar a cidade mais alta e toda a região da Serra da Estrela. É sempre um grande marco. Que possam visitar [a região] pela nossa gastronomia e também pelos vinhos da nossa região, ora não fosse a região da Guarda, o nosso distrito, a capital de três grandes regiões vitivinícolas: Beira Interior, Dão e Douro».

A Guarda tem o seu receituário tipicamente serrano com base no porco, no borrego, na vaca jarmelista e nos peixinhos do rio. Cabrito assado no forno, o bacalhau à Conde da Guarda, o caldo de grão, a sopa de vagens secas, os tradicionais enchidos com destaque para a morcela e o queijo da serra são alguns dos pratos típicos que podem ser degustados. A sua gastronomia varia consoante a sazonalidade das estações. Os doces também são famosos, como o Arroz Doce, o Dom Sancho, bolo feito com massa folhada de centeio e recheio de creme de ovos com travo de queijo da serra, o leite creme, o doce de abóbora com requeijão e ainda a tradicional Bola Parda guardense. Delícias que podem e devem ser apreciadas na companhia de um bom vinho da Região Beira Interior.

A cerimónia contou ainda com a presença do presidente da Comissão Vitivinícola da Beira Interior, Rodolfo Queirós, da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes e do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.  ​​​​A iniciativa, organizada pela Revista de Vinhos, visa reconhecer o bom trabalho feito ao longo do ano de 2022 nos setores do vinho, gastronomia e enoturismo. Estes prémios são realizados desde 1996, e distinguem ‘Os Melhores do Ano’.

Publicidade...