Templates by BIGtheme NET
Início » Distrito da Guarda » Guarda- Solar do Vinho acolheu apresentação da 2.ª edição do Beira Interior Gourmet

Guarda- Solar do Vinho acolheu apresentação da 2.ª edição do Beira Interior Gourmet

Ao final da tarde , de sexta-feira, o Solar do Vinho da Beira Interior acolheu a apresentação a 2.ª edição do Beira Interior Gourmet que acontecerá até 25 de julho ,  abrangendo pela primeira vez, restaurantes de todo o território nacional.

Desta forma,  depois da apresentação, teve início o concurso , onde estiveram presentes para além do Presidente da CVRBI, Rodolfo Queirós,  marcou presença a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, o Presidente da CM Guarda, Carlos Chaves Monteiro e demais convidados.

Assim , Rodolfo Queiroz, deu as boas-vindas e  referiu que: “depois da 1ªedição estar marcada para março, mas foi feita em julho, assim avançámos e  estamos aqui a apresentar a 2ªedição.

O concurso vai realizar-se durante dois meses, até 25 de julho, para que as pessoas possam visitar estes restaurantes que aderiram a esta edição. Temos 42 restaurantes da região e uma novidade, isto é,  alargar o conceito e temos 22 restaurantes fora da Beira Interior, da grande Lisboa, grande Porto, Coimbra, Aveiro entre outros, participam noutros moldes, porque não harmonizar os vinhos da Beira Interior , mas vão harmonizar os nossos vinhos com os pratos que lá servem. Este ano foi um passo arriscado, mas estamos satisfeitos com a aderência, onde temos restaurantes com 2 estrelas Michelin. Este projeto da Rota dos Vinhos da Beira Interior, que nasceu em finais de 2018, neste momento temos 10 municípios neste projeto, que tem por fim a projeção do território, para além do vinho, é importante ter a restauração, hotelaria, aldeias históricas, para captar gente para o nosso interior.

Nós sabemos fazer as coisas e estou satisfeito e com este projeto temos pernas para andar. As parcerias têm resultado, este espaço com a Câmara da Guarda, com Pinhel , em relação ao Beira Interior Vinhos e Sabores em novembro, o apoio do Turismo do Centro, parceria com o IPG, aliás a 11 junho, vai iniciar a primeira Pós-Graduação do Enoturismo da Beira Interior, são 25 inscritos, parcerias com as aldeias históricas, com 11 delas estão na Beira interior”.

PUB Jornal1 (1)

Seguiu-se, Carlos Chaves Monteiro que salientou:” A valorização dos vinhos tem sido dada pela CVRBI e o IPG que têm inovado com as novas tecnologias, uma parceria fundamental em promover.

Valorizar o interior é pegar nas nossas potencialidades, o vinho tem uma grande importância nesta região, como desejava que acontecesse ao nível do azeite,  agora se soubermos valorizar e estando organizados  e seguirmos a fileira do vinho e aplicarmos ao azeite, promoveremos, mais gente na região mais emprego e maior bem-estar. Os vinhos da Beira Interior onde associamos a gastronomia, ligamos estes produtos aquilo que é fundamental que é turismo”.

Por sua vez, a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, realça todo o trabalho feito com produtores, restaurantes e todos os municípios envolvidos.

O vinho contribui para o desenvolvimento do Enoturismo, promove a diversidade da gastronomia da região aliada aos vinhos da Beira Interior e contribui para o desenvolvimento dos territórios, para a valorização da cultura das raízes e tradição beirã. Representa uma boa oportunidade para este momento delicado da economia , mas são estes eventos que se assumem como alternativa ganhadora e contribui para a valorização do território porque  afirmam e confirmam que o interior de Portugal é um destino de qualidade, para viver , trabalhar e visitar. Agora cabe a cada um de nós fazer a diferença no território”, conclui a Secretária de Estado.

PUB Jornal2 (1)

 

Publicidade...