Templates by BIGtheme NET
Início » Ambiente » Guarda volta a ser a Cidade Natal

Guarda volta a ser a Cidade Natal

Foi apresentada na tarde desta segunda-feira , na Câmara Municipal da Guarda uma iniciativa que é já uma marca da região, a Guarda volta a ser a Cidade Natal entre 1 e 25 de dezembro. Tal como nas edições anteriores, o centro das festividades será a Praça Luís de Camões, coração da cidade mais alta.
A Cidade Natal “abre portas” a 1 de dezembro, este ano com algumas restrições devido às normas de segurança impostas pela Direção Geral de Saúde pela Pandemia por COVID 19. Ainda assim, não vão faltar a Árvore de Natal, com perto de 12 metros de altura, o Carrossel Parisiense, o Comboio, que fará o circuito pelo centro da cidade, e vários PhotoPoints para imortalizar as visitas em família a este lugar encantado. Aqui funcionará também o Mercadinho de Natal com várias barraquinhas que privilegiam a venda dos doces da quadra natalícia, bem como licores, chocolate quente, artesanato, entre outros produtos locais. E para além de tudo isto há ainda mágicos, cuspidores de fogo, soldadinhos de chumbo, anjos e bailarinas, para a animação na abertura, dia 1 de dezembro às 16h00, e durante os fins-de-semana. Ainda pelas freguesias, entre 3 e 19 de dezembro, estão previstos Concertos de Natal. Nesta edição, o espírito natalício vai chegar a todas as freguesias do concelho da Guarda. Desta forma, o Município pretende levar a magia do Natal, através da Cultura, a todo o território com a colaboração dos grupos de cantares das Associações Culturais do Concelho da Guarda, difundindo os cantares tradicionais da quadra natalícia. E de 5 a 18 de dezembro são as Igrejas da cidade (Misericórdia, S. Vicente, S. Miguel, S. Pedro e Bonfim) que vão receber Música de Natal com as atuações de Diamar, MyFellowJo e Rui Sequeira, Grupo de Cantares da Sequeira, Grupo de Cantares A Mensagem e Kaire Ictus.
De regresso á “Praça velha” está ainda o Madeiro de Natal que vai arder, como é tradição no dia 24 de dezembro. Há anos que o Madeiro é o ponto de encontro de centenas de guardenses em tarde de consoada, na Guarda. Ao toque dos sinos acende-se o madeiro e brinda-se às
boas festas com amigos e família. O momento é acompanhado de animação musical, este ano com os Levados da Breca, Fanfarra Gooze e Dj Dilcio. Destaque também para o Jardim do Largo Frei Pedro que volta a ter a sua Árvore de Vitrais, fruto da participação ativa das crianças de Instituições Sociais de Acolhimento do Concelho, com a temática dos Pinheirinhos de Natal. E ainda neste local e também no Jardim José de Lemos estarão espalhados os “Pinheiros de Natal”. Serão perto de 80 árvores com estrutura em madeira e com cerca de 1,70 metros que vão ser enfeitados com adornos das escolas de 1º CEB, jardins-de-infância do ensino público e privado e instituições da rede social. Estes “Pinheiros de Natal prometem trazer magia aos espaços verdes mais centrais da cidade, recorrendo apenas a elementos naturais como pinhas, bolotas, castanhas, abóboras, pedaços de cortiça ou rolhas.
Nesta quadra, também a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço vai ter atividades com cunho natalício para ver e desfrutar em família como exposições, oficinas, leituras encenadas e teatro. E no Museu da Guarda estão também previstas sessões de Contos de Natal e várias Oficinas. Nesta edição da Cidade Natal, O Município da Guarda promove, mais uma vez em parceria com o NERGA, o Concurso de Montras de Natal. Desta vez, a votação será feita exclusivamente online, através da plataforma da Câmara da Guarda, no site. A autarquia irá atribuir 1000 euros à melhor montra e 500 e 250 euros respetivamente ao segundo e terceiro lugares. As lojas interessadas em participar deverão ler atentamente as normas do concurso e inscrever-se entre 25 de novembro e 2 de dezembro. O concurso decorrerá entre 4 de dezembro de 2021 e 6 de janeiro de 2022.
O programa de Natal da autarquia encerra, como já é tradição, com o “Vamos Cantar as Janeiras” no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda, dias 6 e 7 de janeiro de 2022. Num espetáculo que tem a direção artística da cantora e multi-instrumentista, Sara Vidal e que contará com a participação das coletividades e grupos de todo o concelho da Guarda.

Publicidade...