Perante numerosa assistência decorreu, no passado domingo, dia 23, mais uma etapa do Campeonato de Portugal de Drag Racing (CPDR), numa organização do Guarda Unida Desportiva (GUD) em parceria com a Câmara Municipal da Guarda.
Com algumas ausências face à lista de inscritos na prova e no CPDR, situação alheia ao GUD e que já tinha levado à anulação da anterior prova do calendário, cumpriu-se o programa, dentro dos horários previstos.
No final da manhã que qualificações, e das eliminatórias ao início da tarde, Guilherme Nunes, em Seat Ibiza, venceu a categoria Pro 4×2, tendo atingido uma velocidade de 207,25 kms e um total de 14,349 pontos, revelando-se como o mais rápido de todas as categorias; na categoria Street 4×2 Gasolina Turbo, Ricardo Costa, em VW Polo, foi o melhor, com uma velocidade de 166,11 kms e uma pontuação de 15,812 e na categoria Street 4×2 Diesel o melhor foi André Leal, em VW Polo, com a velocidade de 189,41 kms e uma pontuação de 14,719.
Cartão Branco para André Leal
De acordo com a regulamentação da FPAK foi atribuído ao concorrente André Leal o Cartão Branco realçando o seu
desportivismo, nomeadamente por duas atitudes que dignificam o desporto em geral e o desporto automóvel em particular ajudando outro piloto com dificuldades em chegar à prova, por avaria, e uma concorrente direta na mudança de transmissão da viatura, a qual se partiu na primeira qualificação.
Como referem as Prescrições Gerais de Automobilismo e Karting 2023, “o Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas pelos intervenientes na atividade desportiva. O Cartão Branco resulta de uma parceria entre o PNED – Plano Nacional de Ética no Desporto (do Instituto Português do Desporto e Juventude, IPDJ) e a FPAK.”.
A partir de 2020, a FPAK instituiu exclusivamente em todas as provas/eventos dos Campeonatos e Taças de Portugal a atribuição do Cartão Branco a ser atribuído ao Condutor e ou 2o Condutor/Navegador (quando aplicável) que, “no decurso da prova/evento, tenha praticado de forma proeminente e relevante uma ação de mérito e fair-play, ou que, de qualquer forma, com a sua conduta, tenha contribuído de forma notável para o engrandecimento do automobilismo e do karting.”.
A atribuição do “cartão branco” (prémio em acrílico) é da competência, em primeira análise, do Diretor de Prova que no final da provas decide da atribuição, ou não, do referido prémio “cartão branco”.
“Pode ainda a Direção da FPAK, ao tomar conhecimento à posteriori de uma ação de mérito e ‘fair-play’, atribuir por sua iniciativa o referido “cartão branco.”
Caso a atribuição se verifique, o Condutor premiado recebe a respetiva distinção no decorrer da prova durante a cerimónia de entrega de prémios ou em alternativa no decorrer da prova seguinte, como será o caso do piloto André Leal, cuja conduta nos faz acreditar nos valores mais nobres do Desporto.
Prova Extra “Guerra do Asfalto”
Terminadas as eliminatórias do CPDR realizou-se a prova extra, Guerra do Asfalto, aberta a todos os pilotos, desde que disponham de licença nacional D ou carta de condução.
Agrupados em três classes: Street 4×2, Street 4×4 e Pro 4×2, tendo vencido respetivamente David Fernandes, em Mercedes, Daniel Fonseca, em Audi e Guilherme Nunes, em Seat Ibiza. Os mesmos constituíram o pódio final, Daniel Fonseca, o vencedor geral com o tempo de 11,891 segundos, David Fernandes, com 12,389 segundos e Guilherme Nunes, com 12,944, segundos, para os 402 metros do arranque.
Uma aposta para continuar
Não havendo na Guarda um aeródromo, o troço da VICEG revela-se a melhor opção para a prova, a qual facilita a presença do público, pela proximidade à cidade.
Na cerimónia do pódio Diana Monteiro, vereadora do desporto da câmara municipal da Guarda salientou a aposta na prova e reiterou a vontade “do município em continuar a apostar nesta prova, para fazer da mesma uma referência a nível nacional”.
Marta Neves, delegada da FPAK destacou a resiliência do Guarda Unida e a importância da realização da prova da Guarda, depois das dificuldades recentes.
António Pissarra, diretor de prova e presidente do GUD, agradeceu a parceria com a autarquia e o trabalho de todos os envolvidos, reforçando a vontade da parte do GUD em fazer uma prova cada vez melhor.
A etapa da Guarda resultou de uma parceria entre o GUD e a Câmara Municipal da Guarda, com o apoio dos Bombeiros Voluntários da Guarda e PSP.
Foto:GU
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