Templates by BIGtheme NET
Início » Ambiente » ICNF.I.P. e Município de Gouveia assinam protocolo

ICNF.I.P. e Município de Gouveia assinam protocolo

Vai ser assinado, no próximo dia 28 de junho, segunda -feira, pelas 12 horas, na Quintã, em Folgosinho,pelo Município de Gouveia e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF.I.P.)   o protocolo de colaboração no âmbito do projeto “Cooperativa Cowork – Aldeias de Montanha”. A cerimónia irá contar com a presença de Fátima Araújo Reis, Diretora Regional do Centro do ICNF, I.P.
O Município de Gouveia pretende implementar e desenvolver, em regime de parceria com o ICNF, I. P. e com outras entidades, o projeto denominado “Cooperativa Cowork I Aldeias de Montanha”, o qual compreende a criação de um espaço multifuncional dedicado à vivência de aldeia, à ciência cidadã, ao conhecimento e à educação ambiental em torno do património natural e florestal local e da Serra da Estrela.
Para a concretização e desenvolvimento desta iniciativa torna-se indispensável a reabilitação e adaptação do “Centro de Acolhimento de Folgosinho”, que funcionará como equipamento de suporte, num investimento de cerca de 100.000,00 € por parte do Município de Gouveia.
Os objetivos do projeto “Cooperativa Cowork / Aldeias de Montanha” são compagináveis com os pressupostos consagrados no Programa Regional de Ordenamento Florestal do Centro Interior (PROF CI), aprovado pela Portaria n.º 55/2019, de 11 de fevereiro, no Plano de Ordenamento do Parque Natural da Serra da Estrela e na Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030. No âmbito desta estratégia foram elegidos como vértices estratégicos fundamentais, a melhoria do estado de conservação do património natural, a promoção do reconhecimento do valor do património natural e o fomento da apropriação dos valores naturais e da biodiversidade pela sociedade.
O desenvolvimento do projeto proposto pelo Município de Gouveia tem em vista a utilização sustentável de recursos endógenos e a manutenção de infraestruturas e equipamentos para fins multitemáticos associados à floresta, conservação da natureza e educação ambiental, bem como de defesa e requalificação do património com relevância arquitetónica.

Publicidade...