No passado sábado, decorreu no Mercado Municipal de Gouveia, o Torneio de Xadrez Cidade de Gouveia 2025, organizado pelo Club Camões, que reuniu cerca de 40 jogadores vindos de vários pontos do país, em representação de 8 clubes federados.
Depois de algumas décadas sem estar representado, a secção de Xadrez e Damas do Club Camões apresentou 12 atletas que honraram o nome do clube do concelho.
Neste torneio competiram jogadores de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 8 e os 80 anos, de diferentes nacionalidades, demonstrando porque a modalidade é dos desportos mais inclusivo que há.
Jogaram-se 6 rondas de partidas semi-rápidas de 10 minutos + 5 segundos por lance, arbitrados por Francisco Madeira e Jason Clark.
Jorge Prata, do Desportivo de Castelo Branco, foi o grande vencedor do torneio com 5.5 pontos, seguindo-se Diogo Borges, do Colégio EFANOR, com 5.0. Com os mesmos pontos, em 3º lugar ficou Mathias Nilsen, do Grupo Desportivo Loriguense.
Quanto às categorias, foram premiados Nuno Miguel Abreu, do Desportivo de Castelo, com 4,5 pontos na categoria até 1700 de ELO rating, e Lyotard Guerreiro, do Grupo Desportivo Loriguense, com 4,0 pontos na categoria até 1500.
O prémio de melhor veterano foi entregue a Vitor Sil, do Grupo Desportivo Macedense, com 4.0 pontos e o prémio de melhor jogadora feminina foi entregue a Florence Clark, do Grupo Desportivo Loriguense, com 3.0 pontos.
Na entrega de prémios estiveram presentes Rui da Eufrázia, em representação do Club Camões, Jorge Ferreira, representante da Câmara Municipal de Gouveia, e Luís Rodrigues, responsável pela organização do torneio.
O evento, que representou o regresso do xadrez à cidade de Gouveia, foi muito elogiado pelos participantes e adeptos da modalidade, pela organização e pelas características arquitetónicas do mercado que proporcionaram uma qualidade ímpar a quem acompanhou a prova.
Foto:DR