Templates by BIGtheme NET
Início » Arqueologia » Jornadas Europeias de Arqueologia foram em Fornos de Algodres

Jornadas Europeias de Arqueologia foram em Fornos de Algodres

No Município de Fornos de Algodres foram realizadas as Jornadas Europeias de Arqueologia.

Nos dias 18 e 21 , aconteceram palestras e atividades lúdicas sobre a arqueologia e ainda a visualização de “Curtinhas” do Cine Eco de Seia para os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres.

No dia 19 de junho, no Centro Cultural Dr. António Menano, houve um ciclo de conferências destinado aos agentes turísticos do Concelho, onde estiveram presentes, representando a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, o Senhor Presidente, Manuel Fonseca e o Senhor Vereador Bruno Costa.

O tema abordado foi “A Importância da Arqueologia para o Turismo”, que teve como oradores, Jorge Lopes que apresentou as Medidas de Apoio ao Turismo (Invest2030), Bruno Rebelo, Arqueólogo do Município de Fornos de Algodres, Catarina Caetano, Técnica de Turismo / Guia Interprete da Sibana Tours e Pedro Carvalho, Professor Associado do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologias e Artes, da Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra.

Com a colaboração da Confraria da Urtiga, os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer e degustar os produtos de urtiga comercializados na plataforma “O Bom Sabor da Serra”.

Devido às condições climatéricas, foram adiadas as atividades programadas para o dia 20 de junho, para data a definir. As Jornadas Europeias de Arqueologia (JEA) são uma iniciativa organizada por cerca de 47 países europeus, incluindo Portugal.

Na Europa são organizadas pelo Institut National de Recherches Archéologiques Préventives (INRAP) sendo que em Portugal são coordenadas pela Direção-Geral do Património Cultural. No Município de Fornos de Algodres, as jornadas foram organizadas pelo Município de Fornos de Algodres em parceria com o CLDS 4G Servir Fornos de Algodres que tem como entidade coordenadora a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Fornos de Algodres.

Publicidade...