Início » Ambiente » Jovens de Viseu Dão Lafões e de Aveiro debateram em conjunto a importância das eleições europeias

Jovens de Viseu Dão Lafões e de Aveiro debateram em conjunto a importância das eleições europeias

O EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões organizou, entre os dias 15 e 16 de maio, a 3.ª edição do “Bootcamp Grow EU”. Na linha das edições anteriores, o evento juntou jovens do ensino superior das regiões de Viseu Dão Lafões e de Aveiro, para um diálogo sobre temas europeus prioritários.

O foco desta edição, que se realizou na Universidade de Aveiro, incidiu, naturalmente, nas Eleições Europeias do próximo dia 9 de junho, mas também foram debatidos temas tão relevantes como a igualdade de género ou o impacto do populismo na estabilidade da União Europeia.

Durante os dois dias de bootcamp, foram realizadas diversas atividades e apresentações, com o objetivo de envolver os jovens nos assuntos europeus e mostrar-lhes a importância da participação democrática. Participaram dezenas de alunos do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e da Universidade de Aveiro (UA), à semelhança do que aconteceu nas edições de 2022, em Aveiro, e 2023, em Viseu.

Entre os debates que constaram do programa, o destaque vai para o tema “Em busca da Igualdade: Reflexões sobre a Disparidade de Género no Parlamento Europeu”. Esta discussão teve como objetivo promover a consciencialização sobre a igualdade de género no contexto do Parlamento Europeu e das medidas da União Europeia para a promoção da igualdade de género.

Uma palestra sobre “Irracionalidade Coletiva: Emoção vs. Razão”, em que o orador José Rocha analisou o impacto do populismo na coesão social e na estabilidade democrática na União Europeia, foi outro dos momentos altos do bootcamp, assim como a atividade de grupo “Grow EU – game plan for European Citizens” (“Plano de jogo para os cidadãos europeus”, em português), em que foram criados jogos de tabuleiro com temas europeus.

A atividade de grupo “Be Yourself and Be European” também gerou um importante debate sobre a importância da verificação dos factos. Além disso, houve ainda espaço para testemunhos de antigos participantes das Summer CEmp, as escolas de verão da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões (entidade de acolhimento do EUROPE DIRECT), destaca a atualidade dos temas escolhidos este ano: “Os ‘Bootcamps Grow EU’ têm sabido proporcionar aos nossos jovens oportunidades para refletirem e debaterem assuntos de grande importância na atualidade europeia. Este ano, em que vamos ter eleições europeias, isso ficou ainda mais evidente. As iniciativas promovidas pelo EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões na nossa região têm sempre garantia de qualidade, como ficou mais uma vez demonstrado. A organização está de parabéns”.

A Professora de Economia Europeia da UA, Marta Dias, referiu que “a 3ª edição do “Bootcamp Grow EU” correu muito bem, foi uma experiência muito importante para nós que organizámos e para os estudantes do IPV e da UA. Tivemos a oportunidade de discutir diversos temas relacionados com a consciencialização para as eleições europeias, a cidadania europeia, a forma de os jovens estarem mais informados e de votarem de uma forma mais consciente e perceberem o que a UE lhes oferece. Para o próximo ano esperamos voltar a ter mais jovens interessados e mantermos esta colaboração”.

A 3.ª edição do Bootcamp Grow EU foi realizada numa parceria entre o EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, o Instituto Politécnico de Viseu e a Universidade de Aveiro.

Fotos: EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões

Publicidade...